Notícias

Publicado em 25 de Fevereiro de 2016 às 19h:03

Leo Santa Cruz abrilhanta ainda mais o fim de semana do boxe

AutorDaniel Leal

Mexicano faz primeira defesa de seu cinturão AMB dos pesos-pena contra Kiko Martinez, neste sábado. (Imagem: Divulgação/Honda Center)

Este dia 27 de Fevereiro, sem dúvidas, está roubando bons eventos que poderiam ser distribuídos ao longo dos meses que seguem. Tanto no Brasil, quanto lá fora, várias contendas chamam a atenção. O combate entre Leo Santa Cruz (31-0-1, 17 ko's) e o espanhol Kiko Martinez (35-6, 26 ko's), que ocorre neste sábado, no Honda Center, em Anaheim, Califórnia, é um deles.

Em jogo estará a coroa dos pesos-pena da Associação Mundial de Boxe, hoje nas mãos de Santa Cruz. Este é o terceiro título em 3 categorias diferentes que o jovem mexicano, ao 27 anos, já possui, tendo sido conquistado em Agosto, quando estava vago, diante de Abner Mares, por decisão majoritária. Defenderá o mesmo pela primeira vez diante de Martinez, ex-campeão mundial dos super-galos pela FIB.

O espanhol, aliás, vem de 3 vitórias consecutivas, desde sua subida de categoria após o último revés nos 55,2 kg, em Julho de 2015, quando acabou batido ainda no segundo round por Scott Quigg em disputa pelo cinturão AMB.

Santa Cruz é favorito, porém Kiko não pode ser deixado de lado, até pela experiência que possui. Uma vitória do desafiante o recolocará nos trilhos para grandes enfrentamentos. Já Leo, cujo nome circula há um bom tempo no mundo dos principais eventos de boxe, precisa de um êxito convincente visando conseguir lutas diante de nomes como Guillermo Rigondeaux e Vasyl Lomachenko.

A preliminar mais importante ainda conta com outro imbróglio por título mundial. Julio Ceja (30-1, 27 ko's), do México, concede revanche a seu compatriota Hugo Ruiz (35-3, 31 ko's), dessa vez valendo a cinta principal do CMB na divisão dos super-galos. Na última vez que se encontraram, na semifinal de Santa Cruz vs. Mares, 6 meses atrás, Ceja levou a melhor ao conseguir parar o oponente na quinta passagem, mesmo após ter ido à lona durante a terceira, abocanhando o então título interino. Com a subida de categoria definitiva de Santa Cruz, o Conselho Mundial de Boxe elevou Julio à condição de campeão, sendo esta, portanto, a primeira vez que colocará seu reinado em jogo.

Não há confirmação de transmissão deste evento para o Brasil.

Comentários