Notícias

Publicado em 05 de Março de 2016 às 19h:32

Browne surpreende Chagaev de forma fantástica e é o novo campeão dos pesados da AMB!

AutorLuigi F.

Imagem: Robert Cianflone/Getty Images/The Guardian

Em combate encerrado há poucos instantes, o australiano Lucas “Big Daddy” Browne (24-0, 21 KOs) superou o uzbeque Ruslan Chagaev (34-3-1, 21 KOs), obtendo uma bela vitória por nocaute técnico no 10º assalto, conquistando o cinturão de campeão mundial dos pesados pela AMB. O evento ocorreu no Colosseum Sports Hall, na cidade de Grozny, na Rússia.

A luta começou estudada, com vantagem para o uzbeque nos três primeiros rounds. No quarto, Browne controlou as ações, dando a impressão que poderia fazer frente ao adversário mais experiente. No quinto, Chagaev retomou as rédeas da luta e voltou a mostrar favoritismo, o que foi confirmado no assalto seguinte, quando conseguiu derrubar Browne após um belo cruzado de esquerda. Daí em diante, Chagaev manteve-se em vantagem até o nono round, quando marcávamos uma vantagem de 89-81 para o uzbeque. No décimo, após ser pressionado, Browne acertou um forte golpe de direita, mandando Chagaev à lona. O uzbeque ainda se levantou, mas após sequência de golpes do australiano sem respostas de Ruslan, não sobrou nenhuma alternativa ao árbitro Stanley Christodoulou a não ser interromper o duelo, decretando a vitória de Browne.

Com a conquista, o “Big Daddy” tornou-se a primeiro australiano a se sagrar campeão mundial na categoria máxima. De acordo com o chaveamento do torneio de pesados da AMB, Browne deverá encarar Fres Oquendo em sua próxima luta. Vale lembrar que a entidade reconhece ainda outros dois campeões nos pesados em seu quadro oficial: Tyson Fury possui o status de “super-campeão”, enquanto Luis Ortiz, que luta hoje à noite, é o campeão interino.

Já Chagaev teve interrompida uma sequência de 7 vitórias. O uzbeque não era derrotado desde 2011, quando perdera por pontos para Alexander Povetkin.

Na principal preliminar, o alemão Edmund Gerber (26-3, 17 KOs) não deu chances para o experiente americano Brian Minto (41-11, 26 KOs). Após vantagem no primeiro giro, o alemão liquidou a fatura no round seguinte, obtendo a vitória por nocaute após impor a segunda queda ao boxeador estadunidense.

Nas outras lutas transmitidas, Ali Funeka (38-5-3, 30 KOs) conquistou o cinturão dos meio-médios pela Organização Internacional de Boxe, entidade que não faz parte do hall de instituições que regem a nobre arte, ao bater o russo Vishkan Murzabekov (12-1, 6 KOs) por decisão dividida, com scores de 115-112 e 114-113 a seu favor, contra um placar de 117-111 a favor de Murzabekov. Já Tyrone Spong (3-0, 3 KOs) obteve vitória por nocaute no segundo round sobre o georgiano David Gogishvili (12-1, 8 KOs).

O evento foi transmitido ao vivo pelo Esporte Interativo através do canal EI Maxx 2, com narração de Guilherme Maia e comentários de Jefferson Bruno. Foi a segunda semana consecutiva de transmissão pelo canal, que na semana passada exibiu a vitória de Carl Frampton sobre Scott Quigg.

Comentários