Notícias

Publicado em 14 de Março de 2016 às 23h:06

Resultados dos Brasileiros no Pré-Olímpico das Américas

AutorLuigi F.

Graziele Jesus (esq. / Imagem: Bruno Rocha/Globoesporte.com) e Andreia Bandeira (dir. / Imagem: William Barbosa/Prefeitura de São Paulo)

A delegação brasileira segue disputando o torneio Pré-Olímpico das Américas, que está ocorrendo em Buenos Aires, na Argentina. Em combates ocorridos ontem e hoje, o Brasil acabou eliminado em duas categorias masculinas, porém, viu suas duas representantes femininas vencerem, garantirem a medalha de bronze e se posicionarem à apenas uma vitória de conquistarem as sonhadas vagas olímpicas.

No dia de ontem, Pedro Lima acabou eliminado na disputa da vaga na categoria até 75 kg. Peu, que na estreia havia derrotado o boxeador argentino Angel Lingua, acabou superado nas oitavas-de-final pelo equatoriano Mario Javier Delgado Suarez, que venceu por decisão unânime (3:0). Vale lembrar que Suarez é um dos favoritos à conquista de uma das vagas dessa divisão, e ocupa atualmente o posto de 8º colocado no ranking mundial amador entre os médios.

Já no dia de hoje, Roberto Custódio perdeu em sua estreia para o porto-riquenho Jose Roman, por 2 a 1. Com a derrota, Roberto também dá adeus à competição na categoria até 69 kg, e assim como Pedro Lima, ainda não conseguirá garantir a presença nos Jogos do Rio.

Enquanto isso, Graziele Jesus derrotou a boliviana Nadia Barriga Villarroel, em duelo válido pelas quartas-de-final. Dessa forma, Graziele, que lutará a semi-final contra a canadense Mandy Bujold, está a apenas uma vitória de garantir sua vaga nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

Quem também está a apenas um resultado positivo de garantir a classificação olímpica é Andreia Bandeira, que estreou com o pé direito despachando a pugilista da casa, a argentina Lucia Noelia Perez. Andreia venceu por decisão dividida, e agora enfrentará, nas semi-finais, a canadense Ariane Fortin-Brochu, que é a quarta colocada no ranking mundial.

Vale lembrar que o Brasil já possui 7 atletas garantidos para a disputa das Olimpíadas do Rio de Janeiro, que ocorrem em agosto deste ano: Adriana Araujo, Patrick Lourenço, Julião Neto, Robenílson de Jesus, Robson Conceição, Joedison Teixeira e Michel Borges. Nenhum deles está participando da competição em Buenos Aires.

O Pré-Olímpico das Américas oferecerá, para os homens, vagas aos três primeiros colocados, enquanto para as mulheres, apenas as duas primeiras ficarão com os lugares reservados para o maior evento esportivo da história de nosso país.

Segue abaixo a lista dos próximos compromissos de nossos boxeadores que ainda estão vivos na competição:

- Juan Nogueira (91 kg): o pesado ficou de bye na primeira rodada, e enfrenta, amanhã (15/03) à tarde, o haitiano Arnaud Sony Jr. A estreia de Juan será válida pelas quartas-de-final.

- Rafael Lima (+ 91 kg): Rafael descansou nas oitavas, e fará sua estreia nas quartas, contra o cubano Lenier Pero Justi. Combate ocorrerá amanhã (15/03) à tarde;

- Graziele Jesus (51 kg): a brasileira enfrenta a canadense Mandy Bujold nesta quinta (17/03) à tarde, nas semi-finais;

- Andreia Bandeira (75 kg): lutará as semi-finais contra a canadense Ariane Fortin-Brochu, também na próxima quinta-feira (17/03) à tarde.

Comentários