Notícias

Publicado em 20 de Junho de 2016 às 22h:32

Brasileiros são eliminados do Pré-Olímpico Mundial de Baku

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: AIBA

Terminou no dia de ontem a participação brasileira no Torneio Pré-Olímpico Mundial Final, que acontece até a próxima sexta-feira na cidade de Baku, no Azerbaijão. Infelizmente, nenhum dos três representantes brasileiros conseguiu a almejada vaga olímpica.

Na categoria até 69 kg, o carioca Roberto Custódio começou a competição com o pé direito, batendo o jordaniano Zeyad Eashash, por 3:0. Entretanto, na rodada seguinte, acabou superado pelo trinitário Prince Aaron, por 3:0, dando adeus à disputa e à briga por um lugar nos Jogos do Rio de Janeiro.

Já Pedro Lima, na categoria até 75 kg, acabou perdendo na estreia para o suíço David Faraci, por 2:1. Vale lembrar que tanto Pedro, quanto Roberto, precisavam chegar entre os 5 melhores em suas divisões para que conseguissem a vaga para as Olimpíadas.

Enquanto isso, o super-pesado Rafael Lima perdeu para o italiano Guido Vianello, por 3:0, e também está eliminado da competição. No caso de Rafael, a situação era de fato mais delicada, visto que apenas o campeão do campeonato na divisão acima de 91 kg irá garantir sua vaga para o Rio-2016.

Ao todo, o Torneio Pré-Olímpico Mundial Final teve 473 pugilistas inscritos, vindos de 106 países diferentes. A competição distribuirá 39 vagas para as Olimpíadas. Após o término do Pré-Olímpico, ocorrerá o Pré-Olímpico da APB/WSB entre os dias 3 a 8 de julho, na Venezuela. Na ocasião, serão definidas mais 26 vagas olímpicas. Por fim, haverá mais 8 vagas (cinco masculinas e três femininas) que serão distribuídas através de convites da Comissão Tripartite, formada pelo Comitê Olímpico Internacional, Associação de Comitês Olímpicos Nacionais e a AIBA. Caso os convites não sejam distribuídos, as vagas serão realocadas para o próximo lutador ranqueado no Pré-Olímpico de Baku e que ainda não tenha se classificado.

É bom salientar que o Brasil já possui 9 pugilistas classificados para os Jogos do Rio de Janeiro, sendo 7 homens e 2 mulheres. Patrick Lourenço, Julião Neto, Robenílson de Jesus, Robson Conceição, Joedison Teixeira, Michel Borges, Juan Nogueira, Adriana Araujo e Andreia Bandeira já estão definidos como representantes nacionais nos Jogos, que terão início no próximo mês de agosto. 

Comentários