Notícias

Publicado em 05 de Julho de 2016 às 22h:05

Cosme Nascimento vence na estreia no Pré-Olímpico da APB/WSB

AutorLuigi F.

Cosme Nascimento (esquerda) em ação contra Istvan Bernath. Imagem: AIBA / Reprodução / Twitter

O superpesado brasileiro Cosme Henrique Nascimento estreou com o pé direito no Evento Classificatório da APB/WSB, que vem acontecendo na cidade de Vargas, na Venezuela. Cosme derrotou o húngaro Istvan Bernath por 3:0 em contenda válida pelas quartas-de-final, e agora segue em busca da décima vaga brasileira para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, que terão início no próximo mês de agosto.

Cosme, que é reserva de Rafael Lima na seleção brasileira, está participando do torneio por lutar na WSB, liga semiprofissional da AIBA. Vale lembrar que o torneio de Vargas se destina apenas aos atletas da APB ou WSB, além de boxeadores profissionais não-ligados à entidade, que pela primeira vez terão a oportunidade de disputar as Olimpíadas.

Na semifinal, o brasileiro irá enfrentar o boxeador venezuelano Edgar Ramon Muñoz Mata. Lutando em casa, Mata bateu o egípcio Ahmed Abdelmoaz Hefny em sua estreia no torneio, também no dia de hoje. Já na outra semifinal, o ucraniano Rostyslav Arkhypenko encara o chinês Haipeng Mu, que hoje venceu o algeriano/francês Newfel Ouatah. Ouatah, que possui 15 lutas como profissional, já foi campeão francês dos pesados no profissionalismo. As duas semifinais ocorrerão na próxima quinta-feira, no período da manhã. É importante salientar que na categoria dos superpesados, apenas o campeão se classificará para o Rio-2016, logo, Cosme está a duas vitórias de garantir sua vaga.

Já os principais lutadores profissionais que resolveram se arriscar em busca da classificação olímpica também seguem na disputa.

O tailandês Amnat Ruenroeng, ex-campeão mundial dos moscas pela FIB, bateu o alemão Srtur Abril nas quartas-de-final da competição até 60 kg, e agora terá pela frente o italiano Carmine Tommasone. Vale relembrar que Tommasone também é um profissional não-vinculado à AIBA, e possui um cartel invicto de 15 vitórias, tendo sido campeão italiano, intercontinental (AMB) e europeu pelos penas no profissionalismo. O vencedor deste duelo, que ocorre na quinta-feira, já estará com a vaga no Rio de Janeiro garantida.

Já o camaronês Hassan N’Dam N’Jikam, ex-campeão mundial dos médios pela OMB como profissional, derrotou o estadunidense Jonathan Esquivel em sua estreia no torneio até 81 kg. Nas semifinais, ele terá pela frente o ucraniano Denys Solonenko, em contenda que também valerá pela vaga nos Jogos do Rio, e acontecerá na quinta de manhã.

Os outros profissionais que havíamos destacado na nossa matéria especial sobre o evento tiveram emoções distintas. O experiente sérvio Geard Ajetovic não foi páreo para o dominicano Raul Sanchez Marte, e acabou eliminado logo na estreia. Já o indiano Neeraj Goyat, que já chegou a negociar se exibir profissionalmente no Brasil, venceu o grego Dimitrios Tsagkrakos em sua primeira luta na divisão até 69 kg, e agora terá pela frente o alemão Arajik Marutjan, em combate onde o vencedor estará classificado para o Rio-2016.

Comentários