Notícias

Publicado em 06 de Agosto de 2016 às 13h:15

Juan Nogueira vence australiano e obtém a primeira vitória do Brasil no Rio-2016

AutorLuigi F.

Imagem: Steferson Faria / Lance

Na segunda luta do Brasil nos Jogos do Rio-2016, o pesado Juan Nogueira fez uma bela exibição contra o australiano Jason Eric Whateley, e venceu por decisão unânime. Dessa forma, o Brasil obtém a primeira vitória no boxe nos Jogos do Rio de Janeiro. O duelo entre Brasil e Austrália encerrou a rodada matinal do primeiro dia de competições da nobre arte nas Olimpíadas.

Whateley, que se classificou para o campeonato no Pré-Olímpico da Ásia/Oceania, não conseguiu fazer nada contra o brasileiro. A luta começou com algum estudo no primeiro round. Entretanto, após o primeiro minuto, o canhoto paulista encaixou bons e duros golpes do lutador da Oceania, o que lhe garantiu a vantagem no giro inicial. Embalado pela torcida, Nogueira seguiu superior no segundo assalto, sendo o responsável por conectar os melhores socos do embate, além de fazer um bom trabalho defensivo com sua guarda e esquivas.

No último assalto, apesar de diminuir um pouco o ritmo, Juan novamente levou clara vantagem, vencendo por 30-27 na visão do Round13.

Na visão dos jurados, o brasileiro se saiu vencedor por decisão unânime por 3:0 (juízes viram o paulista superior por duplo 30-27 e um 30-26). O comentarista Daniel Fucs também viu o brasileiro vencendo todos os assaltos.

Com o resultado, Juan irá encarar o russo Evgeny Tishchenko nas oitavas de final. Tishchenko, que ficou de bye na primeira rodada, é o atual campeão mundial da categoria. Além do ouro conquistado no Mundial de Doha, em 2015, o russo possui ainda uma prata no Mundial de Almaty-2013, e um ouro no Campeonato Europeu do ano passado, e é apontado como um dos grandes favoritos do campeonato até 91 kg. O combate entre Nogueira e Tishchenko ocorrerá na próxima segunda-feira, dia 8 de agosto, às 13h.

Este foi o segundo combate envolvendo um lutador brasileiro no dia de hoje. Mais cedo, na estreia do nosso país na nobre arte, o carioca Patrick Lourenço acabou derrotado por 3:0 pelo colombiano Yurberjen Martinez, dando adeus à disputa na categoria até 49 kg.

Vale lembrar que o Brasil ainda terá mais um pugilista em ação no dia de hoje. Às 18h30, o carioca Michel Borges enfrenta o camaronês Hassan N’Dam N’Jikam no torneio até 81 kg. O combate é ansiosamente aguardado pelos fãs de boxe, visto que N’Jikam é um dos três profissionais que se classificaram para o Rio-2016, e já foi campeão mundial entre os médios pela OMB. 

A programação do boxe vem sendo transmitida integralmente ao vivo pelo canal SporTV 8, com narração de André Azevedo e comentários de Daniel Fucs. A competição, que vem acontecendo no Pavilhão 6 do Riocentro, retorna às 17h com a segunda sessão de combates do dia.

Comentários