Notícias

Publicado em 07 de Agosto de 2016 às 22h:00

Boletim Olímpico Round13 #1

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: Round13

Teve início no dia de ontem a competição de boxe nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E hoje o Round13 inaugura o Boletim Olímpico, que será um acompanhamento feito das principais lutas e fatos que marcaram as rodadas da nobre arte durante a mais importante competição esportiva do mundo. Iremos sempre detalhar um pouco sobre o que de melhor ocorreu, além de informar sobre as próximas lutas dos lutadores tupiniquins e também sobre os principais destaques do dia seguinte.

E nessa primeira edição, abordaremos o que rolou nesses dois primeiros dias de torneio, além das já noticiadas lutas dos lutadores brasileiros. Vale lembrar que o Brasil teve três atletas em ação no dia de ontem, com Juan Nogueira e Michel Borges vencendo seus compromissos e avançando, enquanto Patrick Lourenço acabou derrotado, dando adeus ao torneio.

No dia de ontem, aconteceram rodadas preliminares dos campeonatos nas categorias mosca-ligeiro, leves, meio-pesados e pesados. E coube ao britânico Galal Yafai conquistar a primeira vitória do boxe nas Olimpíadas de 2016. Yafai mostrou bons reflexos e melhor técnica, vencendo sem margem de dúvidas o camaronês Simplice Fotsala por decisão unânime em combate disputado até 49 kg.

Outro momento histórico do primeiro dia de lutas foi a vitória do leve italiano Carmine Tommasone sobre o mexicano Lindolfo Delgado. Tommasone, que atua profissionalmente e não é vinculado à AIBA, já foi campeão italiano, europeu e intercontinental (versão AMB) no profissionalismo. E ele se tornou o primeiro pugilista profissional a vencer uma luta no boxe em Olimpíadas. Vale salientar que, para os Jogos de 2016, a AIBA permitiu que profissionais tentassem se classificar para o torneio.

Num combate equilibrado, Tommasone conseguiu despachar o mexicano, que havia sido o campeão do Torneio Pré-Olímpico da APB/WSB, realizado no mês passado em Vargas, na Venezuela. Superior na opinião dos três jurados, o italiano da região da Campania vencenu por 3:0. Na visão do R13, ele mereceu o resultado, visto que vimos ele vencendo por 29-28.

Outro duelo interessante do campeonato até 60 kg foi entre o estadunidense Carlos Balderas Jr e o cazaque Berik Abdrakhmanov. No melhor combate do dia de ontem na opinião do R13, Balderas venceu por decisão unânime 3:0, resultado merecido na nossa visão, visto que havíamos marcado 29-28 para o norte-americano.

A sessão matutina ainda teve a formalização da vitória do turco Mehmet Nadir Unal na categoria até 81 kg. Unal venceu por W.O. o marroquino Hassan Saada, que foi preso na última quinta-feira suspeito de ter tentado estuprar duas camareiras da Vila Olímpica. Sem conseguir recorrer judicialmente à prisão, Saada não pôde comparecer ao evento, e está eliminado.

Já o meio-pesado croata Hrvoje Sep venceu o egípcio Abdelrahman Salah Orabi por decisão dividida 2:1, se classificando para as oitavas de final. Sep será o adversário do brasileiro Michel Borges, em combate que ocorrerá na próxima quarta-feira às 13h15.

Na sessão da tarde, foi definido o adversário do brasileiro Robson Conceição nas oitavas de final da categoria leve. Robson, que ficou de bye na fase preliminar, irá encarar Anvar Yunusov, do Tajiquistão, que venceu o chinês Jun Shan por decisão unânime 3:0. Na opinião do R13, entretanto, Shan merecia ter saído com a vitória, visto que vimos ele em vantagem, vencendo por 29-28 na nossa marcação.

Nesse domingo, foi a vez das rodadas preliminares nas categorias leve, meio-médio e meio-pesado. Apesar de não haver nenhum brasileiro em ação, alguns combates interessantes aconteceram.

Na sessão diurna, o carismático equatoriano Carlos Andres Mina ganhou a simpatia do público com suas danças antes e após a luta. Dentro do ringue, ele foi superior, batendo o alemão Serge Michel por decisão unânime 3:0. Vimos Mina vencendo por 29-28.

Quem também marcou presença hoje foi o tailandês Amnat Ruenroeng. Um dos três profissionais não ligado à AIBA que disputa o boxe no Rio-2016, Ruenroeng é ex-campeão mundial dos moscas pela FIB. O tailandês superou o marrento argentino Ignacio Perrin, num confronto marcado por clinches excessivos e muita provocação entre os adversários. Ruenroeng venceu por 29-28 na opinião do R13, tendo sido declarado o vencedor por decisão unânime na visão dos juízes.

No último combate do dia, o italiano Valentino Manfredonia foi eliminado pelo bielorrusso Mikhail Dauhaliavets por decisão dividida. Manfredonia, que nasceu em Recife, acabou dando adeus à competição até 81 kg.

Vocês podem conferir os resultados completos das lutas ocorridas ontem e hoje no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Amanhã

11h: Joahnys Argilagos (Cuba) vs Galal Yafai (Reino Unido) – 49 kg. Argilagos é o atual campeão mundial dos mosca-ligeiros, e fará sua estreia no torneio.

13h: Juan Nogueira (Brasil) vs Evgeny Tishchenko (Rússia) – 91 kg. Pesado brasileiro faz sua segunda luta na competição, após vencer o australiano Jason Whateley na estreia. Pela frente, o paulista terá uma pedreira. Tishchenko é o atual campeão mundial da categoria, além de ter no currículo um vice-campeonato mundial em 2013 e o título europeu de 2015. Uma vitória coloca Juan entre os favoritos do torneio, além de deixá-lo a apenas uma vitória de garantir um lugar no pódio.

13h15: Hassen Chaktami (Suíça) vs Clemente Russo (Itália) – 91 kg. Russo é um dos lutadores mais experientes em ação no Rio-2016. Com duas pratas conquistadas nos Jogos de Pequim (2008) e Londres (2012), além de dois títulos mundiais (2007 e 2013), o italiano é um dos principais nomes da categoria. O vencedor dessa luta encara o vencedor de Nogueira vs Tishchenko.

19h45: Lawrence Okolie (Reino Unido) vs Erislandy Savón (Cuba) – 91 kg. Atual vice-campeão mundial, Savón estreia nos Jogos Olímpicos. Ele é o atual campeão Pan-Americano.

Você pode conferir a agenda completa de amanhã no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros
Segue, abaixo, o calendário completo das próximas lutas dos boxeadores do Brasil nas Olimpíadas do Rio-2016:

Amanhã, 08/08/2016
13h: Juan Nogueira vs Evgeny Tishchenko (Rússia) – 91 kg

Terça-feira, 09/08/2016
11h45: Robson Conceição vs Anvar Yunusov (Tajiquistão) – 60 kg

Quarta-feira, 10/08/2016
13h15: Michel Borges vs Hrvoje Sep (Croácia) – 81 kg
18h: Robenilson de Jesus vs Fahem Hammachi (Argélia) – 56 kg

Quinta-feira, 11/08/2016
12h15: Joedison Teixeira vs Abdelkader Chadi (Argélia) – 64 kg

Sexta-feira, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – 60 kg feminino

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – 52 kg

Domingo, 14/08/2016
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – 75 kg feminino

Comentários