Notícias

Publicado em 08 de Agosto de 2016 às 13h:35

Juan Nogueira é derrotado por Evgeny Tishchenko e está eliminado

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: Alexandre Cassiano / Agência O Globo

Em combate encerrado há alguns instantes no Pavilhão 6 do Riocentro, no Rio de Janeiro, o pesado paulista Juan Nogueira acabou derrotado pelo russo Evgeny Tishchenko, e deus adeus ao sonho da medalha olímpica.

A luta começou com algum equilíbrio, mas vantagem do lutador europeu. Mais alto e com maior envergadura, Tishchenko conseguia conectar bons golpes na longa distância, diante do aguerrido boxeador brasileiro, que tentava caminhar para o in-fight para buscar dar o troco.

No segundo assalto, Nogueira voltou um pouco mais agressivo no início. Apesar do script do primeiro giro ter se mantido, o brasileiro conseguiu bons momentos, apesar da aparente maior precisão de Tishchenko.

No último, o russo voltou a ter uma vantagem um pouco mais clara. Mesmo com o barulho da torcida e a raça mostrada pelo lutador paulista, que tentava igualar as ações, Tishchenko conseguiu ser levemente superior.

Ao final dos três assaltos, vimos Tishchenko vencendo por 29-28 na nossa marcação. Os juízes deram a vitória ao lutador russo por decisão unânime, com dois jurados marcando 29-28, e um marcando 30-27.

Juan, que havia vencido o australiano Jason Eric Whateley em sua estreia nas Olimpíadas no último sábado, acaba eliminado do torneio até 91 kg. Já Tishchenko, que ficou de bye na primeira rodada e era tido como um dos principais favoritos da competição até 91 kg, segue vivo em busca de sua primeira medalha olímpica. Atual campeão mundial, o russo já foi também medalhista de prata no Mundial de 2013 e é o atual campeão europeu.

"Ele é um atleta muito alto e muito bom. Eu estava preparado, lutei de igual pra igual. Lutar no Brasil com todo esse povo gritando meu nome foi uma energia fantástica. Infelizmente, cruzei com ele logo nas oitavas de final e ele é um dos favoritos a medalha de ouro. Estou bem satisfeito com meu rendimento. Nunca senti uma emoção tão grande quanto aqui. Foi maravilhoso", declarou Juan Nogueira ao término da luta, em entrevista dada ao vivo ao canal SporTV 8.

Com o resultado, Tishchenko irá enfrentar o vencedor do combate entre o italiano Clemente Russo, bicampeão mundial (2007 e 2013) e que possui duas medalhas de prata nos Jogos de 2008 e 2012, contra o tunisiano Hassen Chaktami, que se classificou para o torneio no Pré-Olímpico Africano.

Este foi o quarto combate do Brasil nesses Jogos Olímpicos, que soma agora duas vitórias e duas derrotas. Antes do resultado de hoje, o Brasil já havia tido duas vitórias com Juan Nogueira e Michel Borges, além da derrota de Patrick Lourenço na fase preliminar.

A programação do boxe vem sendo transmitida integralmente ao vivo pelo canal SporTV 8, com narração de Rhoodes Lima e comentários de Daniel Fucs. Vale lembrar que até o próximo dia 16 de agosto, o pugilismo será disputado em duas sessões, sendo que a parte da manhã tem início às 11h e a da tarde às 17h. A partir do dia 17, o boxe passa a ocorrer em sessão única, com início às 14h.

O próximo brasileiro a subir ao ringue será o peso leve Robson Conceição. Robson, que ficou de bye na primeira rodada, irá encarar Anvar Yunusov, do Tajiquistão, amanhã, às 11h45. Com duas participações em Jogos Olímpicos e duas medalhas nos últimos dois Mundiais (prata em 2013 e bronze em 2015), Robson é um dos atletas mais experientes da seleção brasileira, e apontado como um dos favoritos a subir ao pódio nos Jogos do Rio-2016.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos compromissos dos pugilistas brasileiros nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 09/08/2016
11h45: Robson Conceição vs Anvar Yunusov (Tajiquistão) – 60 kg

Quarta-feira, 10/08/2016
13h15: Michel Borges vs Hrvoje Sep (Croácia) – 81 kg
18h: Robenilson de Jesus vs Fahem Hammachi (Argélia) – 56 kg

Quinta-feira, 11/08/2016
12h15: Joedison Teixeira vs Abdelkader Chadi (Argélia) – 64 kg

Sexta-feira, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – 60 kg feminino

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – 52 kg

Domingo, 14/08/2016
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – 75 kg feminino

Comentários