Notícias

Publicado em 08 de Agosto de 2016 às 21h:06

Boletim Olímpico Round13 #2

AutorLuigi F.

Imagem: Round13

Esta segunda-feira foi marcada por disputas das fases preliminares dos torneios masculinos nas categorias meio-médio e médio, além das oitavas de final dos campeonatos dos mosca-ligeiros e dos pesados.

O dia começou com a estreia do jovem cubano Joahnys Argilagos, atual campeão mundial até 49 kg, que havia ficado de bye na fase preliminar. Argilagos encarou o britâniano Galal Yafai, que havia sido vitorioso na primeira luta de boxe realizada nos Jogos, no sábado. Com bons reflexos e boa velocidade, o cubano venceu por 29-28 na nossa marcação, avançando para as quartas-de-final após ser declarado o vencedor por decisão dividida 2:1.

Outro combate interessante terminou carimbando o passaporte do colombiano Yurberjen Martinez, algoz do brasileiro Patrick Lourenço, para as quartas do torneio dos mosca-ligeiros. Conseguindo manter o estilo de pressionar o oponente, que dessa vez foi o filipino Rogen Ladon, Martinez venceu por decisão unânime. Na próxima fase, ele terá pela frente o espanhol Samuel Carmona Heredia, que derrotou o irlandês Paddy Barnes por decisão dividida na melhor luta do dia na nossa opinião. Dessa forma, o confronto entre Martinez e Heredia, que garante ao vencedor no mínimo a medalha de bronze, é um dos mais aguardados da próxima fase nessa divisão de peso.

Ainda na sessão matinal, tivemos a derrota do pesado brasileiro Juan Nogueira diante do russo Evgeny Tishchenko. Como já noticiamos aqui, Juan mostrou muita garra e fez uma luta de igual para igual com o russo, que é o atual campeão mundial. Você pode relembrar como foi a luta em detalhes, clicando aqui.

Tishchenko terá pela frente, nas quartas de final, o italiano Clemente Russo. Bicampeão mundial e com duas pratas conquistadas no currículo, Russo derrotou o tunisiano Hassen Chaktami. O duelo está previsto para a próxima quarta-feira de manhã.

No período da tarde, o nível dos combates diminuiu um pouco em relação ao visto pela manhã. Os principais destaques foram a vitória do estadunidense Nico Fernandez, que se classificou ao derrotar o russo Vasilii Egorov por decisão unânime (3:0).

Entre os pesados, o argentino Yamil Peralta venceu uma controversa decisão dividida diante do alemão David Graf e está nas quartas-de-final. Ele irá encarar o cubano Erislandy Savón, que é sobrinho de Felix Savón, um dos maiores nomes da história do boxe amador em todos os tempos. Longe de apresentar o mesmo boxe do tio, Erislandy suplantou o britânico Lawrence Okolie em sua estreia por decisão unânime, vencendo todos os assaltos na nossa marcação.

Já fora dos ringues, o noticiário ficou por conta do atleta Jonas Junias Jonas, da Namíbia. Jonas, que foi o porta-bandeira de seu país, foi detido na manhã de hoje acusado de assédio sexual por uma camareira da Vila Olímpica. O atleta, que luta entre os meio-médio-ligeiros, faria sua estreia no boxe na próxima quinta-feira. O caso se assemelha ao do marroquino Hassan Saada, que foi preso na última quinta-feira acusado do mesmo crime. Sem poder comparecer ao local do evento, Saada foi eliminado por W.O. no sábado.

Você pode conferir os resultados completos dessa segunda-feira no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Amanhã

11h: Lázaro Álvarez (Cuba) vs Carmine Tommasone (Itália) – 60 kg. Álvarez é tricampeão mundial (2011, 2013 e 2015), além de ter uma medalha olímpica de bronze conquistada em Londres-2012. O cubano faz sua estreia diante de Tommasone, italiano que atua como profissional e não é vinculado à AIBA.

11h45: Robson Conceição (Brasil) vs Anvar Yunusov (Tajiquistão) – 60 kg. O brasileiro, que é considerado um dos favoritos da delegação nacional a subir ao pódio no Rio de Janeiro, estreia diante de Yunusov, que na estreia derrotou o chinês Jun Shan. Com medalhas conquistadas nos últimos dois Mundiais (prata em 2013 e bronze em 2015), Conceição é um dos mais experientes atletas do Brasil em ação nessas Olimpíadas, e busca sua primeira medalha olímpica.

17h30: Sofiane Oumiha (França) vs Amnat Ruenroeng (Tailândia) – 60 kg. Ex-campeão mundial profissional pela FIB, Ruenroeng continua o sonho de pódio olímpico diante do francês Oumiha. Além de Tommasone, Ruenroeng é o único profissional não-vinculado à AIBA que segue nos Jogos do Rio-2016, visto que o camaronês Hassan N’Dam N’Jikam foi eliminado pelo brasileiro Michel Borges na estreia.

17h45: David Joyce (Irlanda) vs Albert Selimov (Azerbaijão) – 60 kg. Selimov, atual vice-campeão mundial, é responsável por impor a única derrota da carreira amadora do ucraniano Vasyl Lomachenko, que hoje é considerado um dos melhores lutadores profissionais em ação. Ele ficou de bye na primeira rodada.

19h: Mahammadrasul Majidov (Azerbaijão) vs Mohamed Arjaoui (Marrocos) - +91 kg. No primeiro dia de competição entre os super-pesados, Majidov, que foi campeão mundial amador em 2011 e 2013, e conquistou um bronze em Londres, encara o atleta de Marrocos, que se classificou no Pré-Olímpico da África.

Você pode conferir a agenda completa de amanhã no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 09/08/2016
11h45: Robson Conceição vs Anvar Yunusov (Tajiquistão) – 60 kg

Quarta-feira, 10/08/2016
13h15: Michel Borges vs Hrvoje Sep (Croácia) – 81 kg
18h: Robenilson de Jesus vs Fahem Hammachi (Argélia) – 56 kg

Quinta-feira, 11/08/2016
12h15: Joedison Teixeira vs Abdelkader Chadi (Argélia) – 64 kg

Sexta-feira, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – 60 kg feminino

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – 52 kg

Domingo, 14/08/2016
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – 75 kg feminino

Comentários