Notícias

Publicado em 09 de Agosto de 2016 às 20h:50

Boletim Olímpico Round13 #3

Foto do autor

Autor Luigi F.

No dia de hoje, ocorreram as oitavas de final da categoria leve e preliminares dos médios e superpesados. E, até mesmo pela fase mais avançada, os principais embates acabaram ocorrendo no torneio até 60 kg.

Para começar o dia, o cubano Lázaro Álvarez fez sua estreia diante do italiano Carmine Tommasone, num dos duelos mais aguardados dessa terça-feira. De um lado, o cubano tricampeão mundial como amador (sendo duas vezes como peso leve e uma como peso galo), e que possui também um bronze olímpico, conquistado em Londres entre os galos. Do outro, o italiano que atua profissionalmente e não é vinculado à AIBA, e já foi campeão italiano, europeu e intercontinental (versão AMB) no profissionalismo. E mostrando bastante superioridade, o canhoto cubano mostrou o motivo de ser considerado um dos favoritos ao ouro no Rio. Bastante superior, ele venceu por decisão unânime, um veredicto mais do que justo. Vimos Álvarez vencendo os três assaltos, controlando a distância e conectando os melhores golpes.

Nas quartas de final, Álvarez terá pela frente o estadunidense Carlos Zenon Balderas Jr, que protagonizou o melhor combate da sessão da manhã em luta contra o japonês Daisuke Narimatsu. Vimos Balderas Jr superior, vencendo por 29-28. Ao final dos três rounds, ele foi agraciado com a vitória por decisão dividida (2:1), avançando no torneio até 60 kg.

Quem também garantiu um lugar nas quartas foi o uzbeque Hurshid Tojibaev. O atleta, que participou dos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, é o atual campeão mundial da APB, liga profissional da AIBA, até 60 kg. Ele passou pelo britânico Joe Cordina por decisão dividida, em combate que apenas não terminou com decisão unânime favorecendo o uzbeque em função de um golpe baixo aplicado por Tojibaev no segundo assalto. A não ser por isso, ele foi superior e ganhou os três assaltos na visão do R13.

E quem enfrentará o uzbeque será Robson Conceição. O brasileiro derrotou o tajique Anvar Yunusov por nocaute técnico, após o adversário não retornar para a disputa do segundo assalto. É importante lembrar que Robson e Tojibaev se enfrentaram duas vezes recentemente. Em 2014, em rodada da APB, o uzbeque levou a melhor, vencendo por pontos. Em dezembro do ano passado, em Evento Teste da AIBA, realizado no Rio de Janeiro, foi a vez do baiano dar o troco, vencendo Tojibaev na final e ficando com a medalha de ouro. Além disso, é importante ressaltar que, além do desempate, a luta será válida pela garantia de uma medalha olímpico, visto que o vencedor estará classificado para as semifinais e, portanto, já terá ao menos o bronze garantido.

Na sessão da tarde, o destaque ficou por conta da eliminação do tailandês Amnat Ruenroeng. Ex-campeão mundial profissional pela FIB, Ruenroeng era o último profissional não ligado à AIBA que ainda estava na competição. Entretanto, em contenda diante do francês Sofiane Oumiha, Ruenroeng acabou eliminado. Apesar de começar até melhor, conseguindo boas esquivas no giro inicial, Ruenroeng acabou tendo duas contagens protetoras abertas contra si no segundo assalto. Sentindo o bom momento, Oumiha aproveitou o embalo, e selou a vitória após mais uma contagem aberta no terceiro e última round, que acabou culminando com o decreto de final de luta por parte do juiz, selando a derrota do tailandês por nocaute técnico.

Entre os superpesados, o azeri Mahammadrasul Majidov, que já foi bicampeão mundial amador e bronze em Londres-2012, confirmou o favoritismo para bater o marroquino Mohammed Arjaoui por decisão unânime, em luta que apagou as luzes no Pavilhão 6 do Riocentro, encerrando o dia do boxe no Rio.

Você pode conferir os resultados completos dessa terça-feira no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Amanhã

Amanhã teremos as quartas-de-final entre os mosca-ligeiros e pesados, oitavas-de-final entre os meio-pesados e as preliminares dos galos e meio-médio ligeiros. Os principais destaques do dia são:

11h: Joahnys Argilagos (Cuba) vs Peter Warui (Quênia) – 49 kg. O cubano, que é o atual campeão mundial dos mosca-ligeiros, tenta garantir o pódio diante do carismático lutador africano.

11h15: Yurberjen Martinez (Colômbia) vs Samuel Carmona Heredia (Espanha) – 49 kg. O colombiano, que eliminou o brasileiro Patrick Lourenço, vem mostrando um bom boxe, e terá pela frente o europeu Heredia, que também vem mostrando boas armas na competição. Luta deve ser interessante!

13h: Júlio César La Cruz (Cuba) vs Mehmet Unal (Turquia) – 81 kg. Tricampeão mundial entre os meio-pesados, La Cruz estreia no Rio-2016 em busca da primeira medalha olímpica da carreira.

13h15: Michel Borges (Brasil) vs Hrvoje Sep (Croácia) – 81 kg. Brasileiro busca a vaga nas quartas de final, após fazer uma excelente estreia diante de Hassan N’Dam N’Jikam. O adversário do pupilo de Raff Giglio é experiente, e atua na WSB, liga profissional da AIBA. Vale lembrar que apenas duas vitórias separam Michel de garantir um lugar no pódio.

13h30: Evgeny Tishchenko (Rússia) vs Clemente Russo (Itália) – 91 kg. Tishchenko, que é o atual campeão mundial, vem de vitória sobre o brasileiro Juan Nogueira, e tenta a vaga nas semifinais diante de Russo, que já foi campeão mundial em 2007 e 2013, além de ter duas medalhas de prata nos últimos dois Jogos Olímpicos.

17h30: Dzmitry Azanau (Bielorrússia) vs Hector Luis Mora (Rep. Dominicana) – 56 kg. O bielorrusso, que foi medalha de bronze no último Mundial, enfrenta o dominicano Hector Mora, que se classificou no Pré-Olímpico da APB/WSB.

18h: Robenilson de Jesus (Brasil) vs Fahem Hammachi (Argélia) – 56 kg. Com duas Olimpíadas no currículo, tendo chegado até às quartas em Londres, o baiano Robenilson faz sua estreia no Rio-2016 contra atleta argelino, que se classificou no Pré-Olímpico Mundial. Robenilson é um dos mais experientes da delegação brasileira.

19h15: Carlos Andres Mina (Equador) vs Joe Ward (Irlanda) – 81 kg. O carismático equatoriano, que ganhou a torcida brasileira na fase preliminar pela sua simpatia, enfrenta o irlandês Ward, atual vice-campeão Mundial e bicampeão europeu. Para dura para o lutador sul-americano.

19h45: Yamil Alberto Peralta (Argentina) vs Erislandy Savón (Cuba) – 91 kg. Após vitória contestada na primeira fase, o hermano encara o sobrinho de Féflix Savón, que, apesar de não ter encantado, é o favorito para o duelo.

Você pode conferir a agenda completa de amanhã no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 10/08/2016
13h15: Michel Borges vs Hrvoje Sep (Croácia) – 81 kg
18h: Robenilson de Jesus vs Fahem Hammachi (Argélia) – 56 kg

Quinta-feira, 11/08/2016
12h15: Joedison Teixeira vs Abdelkader Chadi (Argélia) – 64 kg

Sexta-feira, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – 60 kg feminino
12h45: Robson Conceição vs Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) – 60 kg

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – 75 kg feminino

Comentários