Notícias

Publicado em 10 de Agosto de 2016 às 18h:27

Robenilson de Jesus vence Hammachi por decisão dividida e se classifica!

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: Divulgação / Folha Vitória

O baiano Robenilson de Jesus acaba de vencer o argelino Fahem Hammachi por decisão dividida, em duelo válido pela fase preliminar do torneio de boxe peso galo dos Jogos do Rio de Janeiro. O combate aconteceu no Pavilhão 6 do Riocentro, que é o ginásio que vem recebendo a nobre arte durante a maior competição esportiva que já ocorreu em solo nacional.

A luta começou com o brasileiro tentando atacar e sair do raio de alcance do argelino, e conseguindo ditar as ações no primeiro assalto. No segundo, Hammachi passou a buscar a luta com maior intensidade, e vinha conseguindo sucesso nessa abordagem até a primeira metade, quando Robenilson passou a conseguir encaixar as esquivas seguidas de boas sequências. No último assalto, novamente um equilíbrio perdurou pela maior parte do cronômetro rolando, entretanto, mais uma vez as esquivas seguidas de contragolpes do pugilista tupiniquim surtiram efeito na nossa visão.

Ao final da disputa, o Round13 viu 30-27 a favor de Robenilson. Dois juízes viram o brasileiro vencendo, com scores 30-27 e 29-28, enquanto o terceiro viu 29-28 a favor de Hammachi, caracterizando o desfecho por decisão dividida. Dessa forma, o Brasil finalizou o dia do boxe com duas vitórias. Hoje pela manhã, Michel Borges venceu o croata Hrvoje Sep, se classificando para as quartas de final na categoria dos meio-pesados.

Esta é a terceira participação de Robenilson em Jogos Olímpicos. Em Pequim-2008, o baiano venceu a primeira luta, mas acabou eliminado nas oitavas. Já em Londres-2012, ele venceu as duas primeiras disputas, mas foi derrotado nas quartas de final pelo cubano Lázaro Álvarez, que atualmente compete entre os leves. Além das participações olímpicas, Robenilson foi campeão Sul-Americano em 2014 e campeão dos Jogos Mundiais Militares em 2011, no Rio de Janeiro.

Nas oitavas de final, o baiano enfrentará o estadunidense Shakur Stevenson, que ficou de bye na primeira rodada. Stevenson, de apenas 19 anos, foi campeão Mundial e Olímpico Juvenil, e atualmente disputa a World Series of Boxing (WSB), liga profissional da AIBA, onde tem cartel de 2-0. O estadunidense é apontado como uma das grandes promessas do esporte em seu país, e deverá ser um difícil teste para o lutador brasileiro. O duelo entre Robenilson e Stevenson ocorrerá no próximo domingo, às 12h15.

O próximo brasileiro a subir ao ringue no Rio de Janeiro será Joedison Teixeira, que estreia entre os meio-médio-ligeiros contra o argelino Abdelkader Chadi amanhã, em mais um confronto entre Brasil e Argélia nessa edição do boxe nos Jogos. Chadi, que tem 29 anos de idade, participou dos últimos dois Jogos e compete na APB, liga profissional da AIBA. O combate ocorrerá amanhã às 12h15.

A luta de Robenilson foi transmitida ao vivo pelo canal SporTV 8, com narração de Rhoodes Lima e comentários de Daniel Fucs e Acelino “Popó” Freitas. Vale salientar que o canal vem transmitindo a programação do boxe integralmente ao vivo. Até o próximo dia 16 de agosto, o pugilismo será disputado em duas sessões, sendo que a parte da manhã tem início às 11h e a da tarde às 17h. A partir do dia 17, o boxe passa a ocorrer em sessão única, com início às 14h.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos compromissos dos pugilistas brasileiros nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 11/08/2016
12h15: Joedison Teixeira vs Abdelkader Chadi (Argélia) – Fase Preliminar - 64 kg

Sexta-feira, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – Oitavas de Final - 60 kg feminino
12h45: Robson Conceição vs Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) – Quartas de Final - 60 kg

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino

 

Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários