Notícias

Publicado em 10 de Agosto de 2016 às 23h:50

Boletim Olímpico Round13 #4

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: Round13

No dia de hoje, ocorreram as quartas-de-final entre os mosca-ligeiros e pesados, definindo quais serão os primeiros quatro medalhistas de cada uma dessas categorias. Além disso, aconteceram as oitavas-de-final entre os meio-pesados e as preliminares dos galos e meio-médio ligeiros.

A sessão diurna de boxe começou com uma boa exibição do jovem cubano Joahnys Argilagos, de apenas 19 anos. O cubano, atual campeão mundial dos mosca-ligeiros, fez uma boa exibição diante do duro queniano Peter Waruy, vencendo numa tranquila decisão unânime. Mostrando a mesma agilidade e reflexos da estreia, o cubano foi bastante superior.

Já o aguardado confronto entre o colombiano Yurberjen Martinez e o espanhol Samuel Carmona Heredia, que haviam feito excelentes exibições nas fases preliminares, cumpriu com as expectativas. Num dos melhores combates realizados nesses Jogos até o presente momento, Martinez venceu por decisão dividida, em confronto pontuado em 29-28 a favor do colombiano pelo R13. Martinez, que foi algoz do brasileiro Patrick Lourenço na fase preliminar, enfrentará Argilagos na próxima sexta de manhã por uma vaga nas finais.

Na outra semifinal, o uzbeque Hasanboy Dusmatov enfrentará o estadunidense Nico Hernandez. Dusmatov venceu o cazaque Birzhan Zhakypov, enquanto Hernandez obteve o mesmo veredicto, porém, diante do equatoriano Carlos Eduardo Quipo Pilataxi. Dessa forma, Hernandez acaba com o jejum do boxe masculino dos EUA. O país, maior medalhista da história da nobre arte, não ganhou nenhuma medalha no boxe masculino em Londres-2012. O último pódio estadunidense veio com Deontay Wilder, que conquistou um bronze em Pequim-2008. Já a última medalha de ouro conquistado pelos homens da terra do Tio Sam veio das mãos de Andre Ward, em Atenas-2004. Sendo assim, visto que Hernandez já garantiu no mínimo o bronze, a delegação masculina já pode comemorar.

As semifinais dos mosca-ligeiros acontecerão na próxima sexta-feira, dia 12.

Na primeira rodada da categoria galo, o destaque da manhã ficou por conta do tailandês Chatchai Butdee, que derrotou sem maiores dificuldades o britânico Qasis Ashfaq por decisão unânime. Ele enfrenta, nas oitavas, o russo Vladimir Nikitin. Já na parte da tarde, o baiano Robenilson de Jesus despachou o argelino Fahem Hammachi por decisão dividida, conquistando a segunda vitória do Brasil no dia de hoje. Robenilson agora terá pela frente o jovem prospecto estadunidense Shakur Stevenson, que ficou de bye na fase preliminar. Para relembrar como foi a vitória do baiano, basta clicar aqui.

Nas oitavas de final dos meio-pesados, o primeiro a subir ao tablado foi o cubano Júlio César La Cruz, tricampeão mundial da categoria. Mostrando bastante superioridade, o atleta venceu por decisão unânime o turco Mehmet Unal. La Cruz será o adversário do brasileiro Michel Borges, que também hoje pela manhã passou pelo croata Hrvoje Sep. O duelo entre La Cruz e Michel, nas quartas de final, acontecerá no próximo domingo às 13h45 e dará ao vencedor a garantia de uma medalha nos Jogos do Rio-2016. Para relembrar como foi a vitória do brasileiro, basta clicar aqui.

Já o carismático meio-pesado equatoriano Carlos Andres Mina seguiu na competição após bater o irlandês Joe Ward, medalhista de prata no último mundial, por decisão dividida. Ele irá encarar, nas quartas de final, o francês Mathieus Bauderlique.

A outra categoria que já definiu seus semifinalistas foi a dos pesados. O russo Evgeny Tishchenko, que eliminou o brasileiro Juan Nogueira nas oitavas, passou pelo experiente italiano Clemente Russo, vencendo por decisão unânime. Ele terá pela frente o uzbeque Rustam Tulaganov, que eliminou o azerbaijano Abdulkadir Abdullayev também no dia de hoje.

A outra semifinal dos 91 kg será entre o cubano Erislandy Savón, que é sobrinho do lendário Félix Savón, e o cazaque Vassiliy Levit. Savón passou pelo argentino Yamil Peralta, enquanto Levit suplantou o mauriciano Kennedy St. Pierre. As semifinais dos pesados ocorrerão no próximo sábado, dia 13.

Você pode conferir os resultados completos dessa quarta-feira no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Amanhã

Amanhã teremos as oitavas de final dos meio-médios e meio-pesados, além da continuação das preliminares dos galos e meio-médio ligeiros. Os principais destaques do dia serão:

11h30: Shiva Thapa (Índia) vs Robeisy Ramírez (Cuba) – 56 kg. Medalhista de bronze no último Mundial, o indiano Thapa enfrenta o cubano Ramírez, que foi campeão olímpico em Londres-2012 entre os moscas.

12h15: Joedison Teixeira (Brasil) vs Abdelkader Chadi (Argélia) – 64 kg. “Chocolate” estreia nas Olimpíadas diante de Chadi, que tem 29 anos de idade, já participou dos últimos dois Jogos e compete na APB, liga profissional da AIBA.

13h15: Vladimir Margaryan (Armênia) vs Roniel Iglesias (Cuba) – 69 kg. Iglesias foi campeão mundial em 2009, além de já ter medalhado duas vezes em Olimpíadas. Em 2008, conquistou o bronze em Pequim, enquanto em Londres foi campeão.

13h30: Elshod Rasulov (Uzbequistão) vs Joshua Buatsi (Reino Unido) – 81 kg. Rasulov foi prata no Mundial de 2009 e bronze nos Mundiais de 2011 e 2015.

19h45: Mikhail Dauhaliavets (Bielorrússia) vs Adilbek Niyazymbetov (Uzbequistão) – 81 kg. O uzbeque foi prata em Londres-2012, além de também ter ficado em segundo lugar nos Mundiais de 2011 e 2013.

Você pode conferir a agenda completa de amanhã no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 11/08/2016
12h15: Joedison Teixeira vs Abdelkader Chadi (Argélia) – Fase Preliminar - 64 kg

Sexta-feira, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – Oitavas de Final - 60 kg feminino
12h45: Robson Conceição vs Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) – Quartas de Final - 60 kg

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino

 

Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários