Notícias

Publicado em 11 de Agosto de 2016 às 12h:40

Joedison Teixeira estreia com vitória no Rio-2016

AutorLuigi F.

Imagem: Steferson Faria / Globoesporte.com

Terminou há pouco a estreia do brasileiro Joedison Teixeira nas Olimpíadas na categoria até 64 kg. O baiano derrotou o argelino Abdelkader Chadi por decisão dividida, e se classificou para as oitavas de final.

O combate, que ocorreu no Pavilhão 6 do Riocentro, teve início com “Chocolate”, como é conhecido o brasileiro, tendo alguma dificuldade para se acostumar com a maior altura do adversário. Mesmo assim, o primeiro round foi equilibrado, com o brasileiro conseguindo se recuperar no último minuto.

No segundo, Chadi, que tem 29 anos de idade e participou dos últimos dois Jogos e compete na APB, liga profissional da AIBA, começou melhor, sendo superior no início do assalto. Entretanto, vimos o brasileiro se recuperando na segunda metade e equilibrando as ações.

No assalto final, novamente equilibrado, vimos Joedison superior, se encontrando no duelo e conectando os melhores golpes. Consequentemente, ele acabou sacramentando a vitória na nossa opinião.

O Round13 pontuou 29-28 a favor do brasileiro. Dois dos juízes marcaram a vitória do brasileiro, um por 30-27 e outro por 29-28. Já o terceiro jurado assinalou 29-28 para Chadi, o que definiu o veredicto de decisão dividida a favor do pugilista baiano.

Aos 22 anos de idade, Joedison participa pela primeira vez dos Jogos. Medalhista de ouro nos Jogos Mundiais de Combate na Rússia em 2013 e medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, em 2015, Teixeira segue na competição entre os meio-médio-ligeiros.

Este foi o segundo confronto entre Brasil e Argélia no boxe nessas Olimpíadas. O placar agora está em 2 a 0 para o nosso país, visto que ontem Robenilson de Jesus derrotou Fahem Hammachi.

Nas oitavas de final, “Chocolate” enfrentará o turco Batuhan Gozgec, que também hoje pela manhã derrotou o camaronês Mahaman Smaila por decisão unânime. O confronto está previsto para este domingo, às 19h.

Amanhã teremos dois brasileiros em ação no Rio. Adriana Araujo, que foi medalhista de bronze nos Jogos de Londres-2012 e até hoje é a única mulher do Brasil a subir ao pódio olímpico, estreia no torneio feminino até 60 kg diante da finlandesa Mira Potkonen, em confronto válido pelas oitavas de final. A luta está prevista para 11h30.

Já 12h45 teremos Robson Conceição enfrentando o uzbeque Hurshid Tojibaev, valendo uma vaga nas semifinais e a garantia da conquista de uma medalha para o vencedor. Robson, que é tido como uma das principais esperanças de pódio do boxe brasileiro, estreou na terça-feira, derrotando o tajiquistanês Anvar Yunusov. Ele enfrentou Tojibaev duas vezes nos últimos anos. Em 2014, o uzbeque levou a melhor, derrotando o boxeador baiano em combate válido pela Aiba Pro Boxing (APB), liga profissional da AIBA. Já em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro, Robson pôde vingar-se do rival, derrotando Tojibaev na final do Evento-Teste da AIBA. Uma vitória, portanto, coloca Robson ao lado de Esquiva Falcão, Servílio de Oliveira, Adriana Araujo e Yamaguchi Falcão no seleto hall de brasileiros que já conquistaram uma medalha olímpica.

A luta de Joedison foi transmitida ao vivo pelo canal SporTV 8, com narração de Daniel Pereira e comentários de Daniel Fucs. Vale salientar que o canal vem transmitindo a programação do boxe integralmente ao vivo. Até o próximo dia 16 de agosto, o pugilismo será disputado em duas sessões, sendo que a parte da manhã tem início às 11h e a da tarde às 17h. A partir do dia 17, o boxe passa a ocorrer em sessão única, com início às 14h.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos compromissos dos pugilistas brasileiros nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – Oitavas de Final - 60 kg feminino
12h45: Robson Conceição vs Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) – Quartas de Final - 60 kg

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino
19h: Joedison Teixeira vs Batuhan Gozgec (Turquia) – Oitavas de Final - 64 kg

 

Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários