Notícias

Publicado em 11 de Agosto de 2016 às 22h:10

Boletim Olímpico Round13 #5

AutorLuigi F.

Imagem: Round13

Nessa quinta-feira, o público presente ao Pavilhão 6 do Riocentro pôde acompanhar as oitavas de final dos meio-médios e meio-pesados, além da continuação das preliminares dos galos e meio-médio ligeiros.

O primeiro destaque da sessão diurna ficou por conta da vitória tranquila do cubano Robeisy Ramírez diante do indiano Shiva Thapa, na categoria até 56 kg. Ramírez, que foi campeão olímpico em Londres-2012 pelos moscas, não tomou conhecimento de Thapa, que vinha de um bom resultado no último Mundial de Open Boxe, onde conquistou uma medalha de bronze.

Já o baiano Joedison “Chocolate” Teixeira fez seu debute na categoria dos meio-médio-ligeiros diante do argelino Abdelkader Chadi numa luta bastante dura. Porém, após vencer os dois últimos assaltos, o brasileiro saiu com a vitória por decisão dividida, e se classificou para as oitavas de final. Teixeira retorna ao ringue no próximo domingo, às 19h, contra o turco Batuhan Gozgec, que passou pelo camaronês Mahaman Smaila. Para relembrar como foi a vitória de “Chocolate”, basta clicar aqui.

Outro cubano que está entre os favoritos em sua categoria e que estreou foi Roniel Iglesias. Lutando na categoria dos meio-médios, Iglesias, medalhista de bronze em Pequim-2008 e ouro em Londres-2012, passou pelo armênio Vladimir Margaryan por nocaute técnico devido à lesão. Margaryan sofreu um corte no supercílio, e viu o juiz, em conjunto com o cutman, tomar a decisão de interromper o confronto, decretando a vitória do cubano.

Um bom nome para ser acompanhado é o do britânico Joshua Buatsi. Nascido em Gana, o pugilista que representa a bandeira da Rainha Elizabeth II obteve sua segundo vitória pela via rápida no torneio até 81 kg, e vem se destacando nos Jogos. Na fase preliminar, ele havia superado o ugandense Kennedy Katende. Dessa vez, sua vítima foi o uzbeque Elshod Rasulov, que não suportou a pressão e o punch do rival. Após vencer os dois primeiros assaltos, Buatsi capitalizou sua vantagem mandando Rasulov para a lona três vezes, vencendo por nocaute após a última queda do oponente.

Você pode conferir os resultados completos dessa quinta-feira no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Amanhã

Amanhã teremos as semifinais dos mosca-ligeiros, as quartas-de-final dos leves, as oitavas-de-final dos médios e o início dos torneios femininos categorias mosca e leve. E amanhã será o dia do combate mais importante do Brasil até agora nesses Jogos, com a luta por medalha do nosso Robson Conceição. Além disso, teremos também a estreia de Adriana Araujo, medalhista de bronze nos Jogos de Londres-2012.

Confira abaixo os principais destaques do dia:

11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – 60 kg feminino. Única mulher brasileira a conquistar uma medalha no boxe, Adriana estreia buscando seu segundo pódio em Olimpíadas. Ela terá pela frente a finlandesa Mira Potkonen por uma vaga nas quartas de final. Potkonen foi medalhista de bronze no Mundial Feminino realizado este ano, em Astana. A vencedora terá pela frente a irlandesa Katie Taylor, atual campeã olímpica e pentacampeã mundial, que é considerada uma das grandes estrelas do boxe feminino amador.

12h: Semifinais dos Mosca-Ligeiros (49 kg). Serão conhecidos os primeiros finalistas dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O cubano Joahnys Argilagos, atual campeão mundial, enfrenta o colombiano Yurberjen Herney Martinez, que vem fazendo uma boa competição no Rio. Na outra semifinal, o uzbeque Hasanboy Dusmatov encara o estadunidense Nico Hernandez, que tenta buscar a primeira final masculina do boxe dos EUA desde os Jogos de 2004.

12h30: Lázaro Álvarez (Cuba) vs Carlos Balderas Jr (EUA) – 60 kg. Tricampeão mundial, Álvarez busca chegar em mais uma semifinal olímpica diante do norte-americano de apenas 19 anos.

12h45: VALE MEDALHA PARA O BRASIL! – Robson Conceição vs Hurshid Tojivabev (Uzbequistão) – 60 kg. Robson, que é tido como uma das principais esperanças de pódio do boxe brasileiro, estreou na terça-feira, derrotando o tajiquistanês Anvar Yunusov. O baiano enfrentou Tojibaev duas vezes nos últimos anos. Em 2014, o uzbeque levou a melhor, derrotando Conceição em combate válido pela Aiba Pro Boxing (APB), liga profissional da AIBA. Já em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro, Robson pôde vingar-se do rival, derrotando Tojibaev na final do Evento-Teste da AIBA. Uma vitória colocará Robson ao lado de Esquiva Falcão, Servílio de Oliveira, Adriana Araujo e Yamaguchi Falcão no seleto hall de brasileiros que já conquistaram uma medalha olímpica, visto que, caso ele se classifique para as semifinais, já terá a garantia da conquista de um bronze.

13h: Arlen López (Cuba) vs Zoltam Adam Harcsa (Hungria) – 75 kg. Atual campeão mundial, o cubano estreia no Rio-2016 buscando uma vaga nas quartas.

18h15: Sofiane Oumiha (França) vs Albert Selimov (Azerbaijão) – 60 kg. Embalado pela vitória sobre o tailandês Amnat Ruenroeng nas oitavas, Oumiha terá pela frente uma parada duríssima. Selimov tem três medalhas em Mundiais (ouro em 2007, prata em 2015 e bronze em 2009), e também é conhecido por ter sido o único boxeador amador a derrotar o ucraniano Vasyl Lomachenko durante o amadorismo.

Você pode conferir a agenda completa de amanhã no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 12/08/2016
11h30: Adriana Araujo vs Mira Potkonen (Finlândia) – Oitavas de Final - 60 kg feminino
12h45: Robson Conceição vs Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) – Quartas de Final - 60 kg

Sábado, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino
19h: Joedison Teixeira vs Batuhan Gozgec (Turquia) – Oitavas de Final - 64 kg

 

Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários