Notícias

Publicado em 12 de Agosto de 2016 às 11h:50

Adriana Araujo perde para Mira Potkonen e está eliminada

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: AIBA

Em disputa válida pelas oitavas de final do torneio feminino de boxe até 60 kg nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, a baiana Adriana Araujo foi derrotada pela finlandesa Mira Potkonen por decisão dividida. O dia de hoje marcou a estreia das mulheres no boxe nos Jogos de 2016.

A luta, que ocorreu no Pavilhão 6 do Riocentro, arena da nobre arte nessas Olimpíadas, começou muito equilibrada, num primeiro assalto difícil de ser pontuado, mas com ligeira vantagem da brasileira. No segundo giro, Potkonen foi mais precisa, empatando o confronto na nossa visão.

No terceiro, a finlandesa continuou tentando a tática de boxear na distância, mas Adriana foi bastante feliz em conectar os socos mais contundentes. Já no último, vimos Potkonen passar a acertar os melhores golpes, levando vantagem.

Ao final dos quatro assaltos (no boxe feminino, são quatro rounds de 2 minutos cada), dois juízes marcaram 39-37 para a finlandesa, enquanto o outro viu Adriana vencendo 39-37, o que definiu a decisão dividida a favor de Potkonen. Já o Round13, assim como o comentarista do SporTV Daniel Fucs, pontuou 38-38, com dois rounds para cada atleta. Já Acelino “Popó” Freitas viu a brasileira melhor.

"Meus golpes foram mais contundentes e não achei que foi tão equilibrada assim. Fiz uma boa preparação, mas imprevistos acontecem. Eu queria trazer mais alegria para meu país, mas não me sinto frustrada, pois sei que fiz uma bela história para meu país e minha modalidade", declarou Adriana Araujo em entrevista concedida ao vivo ao canal SporTV 8, logo após o término da luta.

Adriana Araujo, que conquistou a primeira e única medalha do boxe feminino na história de nosso país em Londres-2012, acaba eliminada das Olimpíadas do Rio. Já Potkonen, que foi medalhista de bronze no Mundial de Boxe Feminino realizado em Astana, no Cazaquistão, em maio deste ano, segue viva na disputa.

Nas quartas de final, em luta valendo medalha, Potkonen enfrentará a estrela irlandesa Katie Taylor. Com cinco medalhas de ouro e um bronze em campeonatos mundiais, além do ouro nos Jogos de Londres-2012, Taylor é apontada como uma das principais pugilistas em ação no Rio, e terá o favoritismo de seu lado. O combate entre Potkonen e Katie Taylor acontecerá na próxima segunda-feira, 15 de agosto, às 11h.

Agora toda a torcida brasileira volta suas atenções para Robson Conceição, que subirá logo mais, às 12h45, ao quadrilátero de cordas da Cidade Maravilhosa para o combate mais importante do boxe brasileiro nessa edição de Jogos Olímpicos até o presente momento. Robson irá encarar o uzbeque Hurshid Tojibaev, valendo uma vaga nas semifinais e a garantia da conquista de uma medalha para o vencedor. Conceição já enfrentou Tojibaev duas vezes nos últimos anos. Em 2014, o uzbeque levou a melhor, derrotando o boxeador baiano em combate válido pela Aiba Pro Boxing (APB), liga profissional da AIBA. Já em dezembro de 2015, no Rio de Janeiro, Robson pôde vingar-se do rival, derrotando Tojibaev na final do Evento-Teste da AIBA. Uma vitória, portanto, coloca Robson ao lado de Esquiva Falcão, Servílio de Oliveira, Adriana Araujo e Yamaguchi Falcão no seleto hall de brasileiros que já conquistaram uma medalha olímpica.

Vamos torcer!

A luta de Adriana foi transmitida ao vivo pelo canal SporTV 8, com narração de Rhoodes Lima e comentários de Daniel Fucs e Acelino “Popó” Freitas. Vale salientar que o canal vem transmitindo a programação do boxe integralmente ao vivo. Até o próximo dia 16 de agosto, o pugilismo será disputado em duas sessões, sendo que a parte da manhã tem início às 11h e a da tarde às 17h. A partir do dia 17, o boxe passa a ocorrer em sessão única, com início às 14h.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos compromissos dos pugilistas brasileiros nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De Olho nos Brasileiros

Logo mais
12h45: Robson Conceição vs Hurshid Tojibaev (Uzbequistão) – Quartas de Final - 60 kg

Amanhã, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino
19h: Joedison Teixeira vs Batuhan Gozgec (Turquia) – Oitavas de Final - 64 kg


Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários