Notícias

Publicado em 12 de Agosto de 2016 às 22h:29

Boletim Olímpico Round13 #6

AutorLuigi F.

Imagem: Round13

A sexta-feira, marcada principalmente pela vitória do peso leve Robson Conceição, que garantiu a conquista da primeira medalha brasileira nos Jogos do Rio-2016, teve também as semifinais dos mosca-ligeiros, as quartas-de-final dos leves, as oitavas-de-final dos médios e o início dos torneios femininos categorias mosca e leve.

O dia começou com quatro mulheres avançando para as quartas de final de suas categorias, sendo duas entre as moscas, e duas entre as leves. As moscas Tetyana Kob, da Ucrânia, e Mandy Bujold, do Canadá, se classificaram na categoria até 51 kg, enquanto Mira Potkonen, da Finlândia, e Junhua Yin, na China, se classificaram na divisão até 60 kg.

A tristeza para o Brasil ficou por conta justamente da classificação de Potkonen. Ela derrotou a brasileira Adriana Araujo por decisão dividida, seguindo na competição. Adriana, medalhista de bronze nos Jogos de Londres-2012, é a única brasileira na história a ter conquistado uma medalha olímpica na nobre arte. Já Potkonen terá pela frente a irlandesa Katie Taylor, pentacampeã mundial e atual campeã olímpica. Você pode relembrar como foi a luta entre Adriana e Potkonen clicando aqui.

Na sequência, foi a vez de conhecermos os primeiros finalistas dessa edição das Olimpíadas. Nas semifinais da categoria dos mosca-ligeiros, o colombiano Yurberjen Herney Martinez derrotou por decisão dividida o cubano Joahnys Argilagos, atual campeão mundial. Martinez, que na estreia havia superado o brasileiro Patrick Lourenço, terá pela frente o uzbeque Hasanboy Dusmatov. Este, por sua vez, derrotou o estadunidense Nico Hernandez na outra semifinal. Apesar da derrota, Hernandez fez história para seu país, ajudando a encerrar a seca de medalhas para o boxe masculino dos EUA. Apesar da terra do Tio Sam ser a nação com mais pódios olímpicos na história dos Jogos, eles não ganhavam uma medalha entre os homens desde 2008, com Deontay Wilder.

Ainda pela manhã, ocorreram as quartas de final entre os leves. O cubano Lázaro Álvarez, tricampeão mundial e medalhista de bronze em Londres-2012, superou com facilidade o estadunidense Carlos Balderas Jr. Ele terá pela frente o brasileiro Robson Conceição, que, conforme noticiamos mais cedo, se tornou o primeiro boxeador do Brasil a garantir uma medalha nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, após superar o uzbeque Hurshid Tojibaev em uma grande exibição. A luta ocorre no próximo domingo, às 12h30.

O cubano, assim como Tojibaev, é um velho conhecido do brasileiro. Eles se enfrentaram na final do Mundial de 2013, realizado na cidade de Almaty, no Cazaquistão. Naquela oportunidade, Álvarez levou a melhor, ficando com o ouro. No ano passado, no Campeonato Continental realizado na Venezuela, em setembro, o brasileiro deu o troco, vencendo a final do rival e ficando com o lugar mais alto do pódio. Resta agora saber quem se dará melhor no desempate.

Vale lembrar que, no boxe, os dois boxeadores derrotados nas semifinais garantem a medalha de bronze. Dessa forma, caso Robson perca para Álvarez, ele ficará com o bronze. Se vencer, ele disputará a final olímpica na terça-feira, dia 16 de agosto, brigando pelo inédito ouro para o boxe brasileiro.

Já na tarde, mais quatro mulheres avançaram para as quartas. Entre as moscas, Ingrit Victoria, da Colômbia, e Sarah Ourahmoune, da França, seguem vivas nos Jogos do Rio. Já entre as leves, a estadunidense Mikaela Mayer e a italiano Irma Testa também carimbaram seus passaportes para as quartas de final na Cidade Maravilhosa.

Outro destaque da sessão da tarde foi a definição da outra semifinal da categoria leve, no masculino. Otgondolai Dorjnyambuu, da Mongólia, e Sofiane Oumiha, da França, duelam no próximo domingo por uma vaga na final. O perdedor fica com o bronze, enquanto o vencedor pegará o sobrevivente do duelo entre Robson Conceição e Lázaro Álvarez.

Você pode conferir os resultados completos dessa sexta-feira no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Amanhã

Amanhã teremos as semifinais entre os pesados, quartas de final dos meio-médios, oitavas de final entre os superpesados e o início da fase preliminar dos moscas, com destaque para a estreia do brasileiro Julião Neto.

Confira abaixo os principais destaques do dia:

11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – 52 kg. Em sua segunda disputa de Jogos Olímpicos, Julião enfrenta o jovem estadunidense Vargas, de apenas 19 anos, e atual campeão Pan-Americano. Em Londres-2012, Julião estreou com vitória, mas acabou derrotado nas oitavas de final.

12h30: Roniel Iglesias (Cuba) vs Shakram Giyasov (Uzbequistão) – 69 kg. Nas quartas de final, Iglesias, que é o atual campeão olímpico, faz sua segunda luta no torneio dos meio-médios, diante de atleta do Uzbequistão.

12h45: Evgeny Tishchenko (Rússia) vs Rustam Tulaganov (Uzbquistão) - 91 kg. Russo, que é o atual campeão mundial dos pesados, tenta a inédita vaga numa final olímpica. Tishchenko eliminou o brasileiro Juan Nogueira nas oitavas. 

13h: Tony Yoka (França) vs Laurent Clayton Jr (Ilhas Virgens) - +91 kg. Yoka, atual campeão do mundo, faz sua estreia no campeonato.

18h45: Vassiliy Levit (Cazaquistão) vs Erislandy Savón (Cuba) – 91 kg. Na segunda semifinal dos pesados, o sobrinho do lendário Félix Savón, um dos maiores nomes da história do boxe olímpica, tenta conquistar seu primeiro título de altíssimo nível. Ele é o atual campeão Pan-Americano.

19h45: Mahammadrasul Majidov (Azerbaijão) vs Ivan Dychko (Cazaquistão) - +91 kg. Dychko foi medalhista de bronze em Londres-2012, e possui três medalhas em mundiais. O cazaque foi vice-campeão nos últimos dois mundiais e bronze em 2011. Já Majidov, também bronze nos Jogos de 2012, foi campeão mundial em 2013 e 2011. Eles se enfrentaram nos mundiais de 2011 e 2013, com duas vitórias de Majidov. Em 2011, o azerbaijano venceu por pontos, se sagrando campeão diante do britânico Anthony Joshua. Já em 2013, Majidov nocauteou Dychko na final. Reencontro interessante entre os dois rivais, dessa vez nas oitavas do Rio-2016.

Você pode conferir a agenda completa de amanhã no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 13/08/2016
11h30: Julião Neto vs Antonio Vargas (EUA) – Fase Preliminar - 52 kg

Domingo, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
12h30: Robson Conceição vs Lázaro Álvarez (Cuba) – Semifinal – 60 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino
19h: Joedison Teixeira vs Batuhan Gozgec (Turquia) – Oitavas de Final - 64 kg


Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários