Notícias

Publicado em 13 de Agosto de 2016 às 11h:56

Julião Neto perde por decisão dividida para Antonio Vargas

AutorLuigi F.

Imagem: Reuters

Em combate válido pela primeira rodada do torneio de boxe masculino até 52 kg, Julião Neto foi superado pelo estadunidense Antonio Vargas, e está eliminado nos Jogos do Rio 2016. O brasileiro, que foi campeão Sul-Americano amador em 2014, no Chile, perdeu por decisão dividida.

A disputa, que ocorreu no Pavilhão 6 do Riocentro, no Rio de Janeiro, teve início com Vargas sendo mais preciso na nossa visão e conectando os melhores golpes, apesar do brasileiro ter mostrado agressividade. No segundo, Julião voltou melhor, e conseguiu empatar a luta. Já no terceiro, Vargas conseguiu voltar a ser mais preciso. Além disso, o brasileiro teve um ponto descontado, o que ampliou a vantagem do pugilista estadunidense.

Ao final dos três rounds, vimos Vargas vencendo por 29-27. Já os jurados apontaram 30-26, 29-27 e 28-28, definindo a decisão dividida a favor do boxeador dos EUA.

“A ansiedade é muito grande. Todo mundo já tinha estreado e eu ainda não. Ele é muito rápido e esperto, mas consegui acertar bons golpes, apesar de ter levado algumas cabeçadas. Na minha opinião, estava 1 a 1 até o ponto descontado, e acabei perdendo ali. Acho que essa foi minha última Olimpíada e devo lutar mais 2 anos até encerrar minha carreira”, declarou Julião Neto em entrevista exclusiva ao canal SporTV 8 após o término de seu combate.

Antonio Vargas, uma das promessas do boxe dos EUA, tem apenas 19 anos, e tem como grande momento da carreira amadora a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no ano passado. Nas oitavas de final, que acontecerão na próxima segunda-feira, 15 de agosto, às 11h45, ele terá pela frente o uzbeque Shakhobidin Zoirov, que também agora pela manhã lutou e derrotou com ampla superioridade o irlandês Brendan Irvine.

Hoje não teremos mais nenhum brasileiro em ação no boxe. Entretanto, amanhã, em pleno dia dos pais, teremos o “Dia D” para o boxe brasileiro nesses Jogos. Os cinco atletas da nossa seleção que permanecem vivos nas disputas de suas categorias irão subir ao ringue. O principal destaque será Robson Conceição, que encara o cubano Lázaro Alvarez às 12h30 nas semifinais do torneio até 60 kg. Se perder, o baiano fica com o bronze; se ganhar, ele disputa a final olímpica na próxima terça-feira, podendo brigar pelo inédito ouro. Teremos também Michel Borges, na categoria até 81 kg, lutando por medalha. Ele enfrentará o cubano Julio Cesar La Cruz, e, caso vença, garantirá o segundo pódio do Brasil nesses Jogos. Além disso, teremo Robenilson de Jesus, Andreia Bandeira e Joedison Teixeira buscando competindo nas oitavas de final, conforme programação completa logo abaixo.

A luta de Julião foi transmitida ao vivo pelo canal SporTV 8, com narração de André Azevedo e comentários de Luciano Andrade. Vale salientar que o canal vem transmitindo a programação do boxe integralmente ao vivo. Até o próximo dia 16 de agosto, o pugilismo será disputado em duas sessões, sendo que a parte da manhã tem início às 11h e a da tarde às 17h. A partir do dia 17, o boxe passa a ocorrer em sessão única, com início às 14h.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos compromissos dos pugilistas brasileiros nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 14/08/2016
12h15: Robenilson de Jesus vs Shakur Stevenson (EUA) – Oitavas de Final – 56 kg
12h30: Robson Conceição vs Lázaro Álvarez (Cuba) – Semifinal – 60 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino
19h: Joedison Teixeira vs Batuhan Gozgec (Turquia) – Oitavas de Final - 64 kg

Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários