Notícias

Publicado em 14 de Agosto de 2016 às 12h:40

Robenilson de Jesus perde para Shakur Stevenson

Foto do autor

Autor Luigi F.

Imagem: AIBA

Nas quartas de final do boxe na categoria até 56 kg, o baiano Robenilson de Jesus foi derrotado pelo estadunidense Shakur Stevenson por decisão unânime, em combate encerrado há poucos instantes no Pavilhão 6 do Riocentro, no Rio de Janeiro. Dessa forma, o brasileiro está eliminado das Olimpíadas de 2016.

O confronto começou com muito equilíbrio, num primeiro assalto difícil de ser pontuado, mas com ligeira vantagem do pugilista brasileiro na nossa visão, apesar de dois dos juízes terem apontado que Stevenson foi superior.

No segundo, Stevenson conectou as melhores combinações, e conseguia atingir o brasileiro e sair a tempo de seu raio de ação, fazendo um assalto superior ao de Robenilson. O duelo chegou a ser interrompido devido a um corte sofrido pelo brasileiro no supercílio.

No terceiro, o estadunidense continuou em vantagem na nossa visão, apesar do pugilista baiano conectar alguns bons socos. 

No final do duelo, vimos Stevenson vencendo por 29-28. Já os juízes assinalaram 30-27 e duas vezes 29-28, decretando o sucesso de Shakur por decisão unânime.

Esta foi a segunda luta de Robenilson nesses Jogos. O baiano, que havia eliminado o argelino Fahem Hammachi na fase preliminar, não poderá superar o seu desempenho nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, quando chegou até as quartas de final e ficou a apenas uma vitória de garantir uma medalha. Eliminado nas oitavas, Robenilson teve desempenho idêntico ao dos Jogos de Pequim-2008, quando também acabou perdendo em sua segunda luta. Curiosamente, naquela edição ele foi eliminado pelo tajiquistanês Anvar Yunusov, que foi derrotado por Robson Conceição no Rio-2016.

Stevenson, que ficou de bye na primeira rodada, tem 19 anos, foi campeão mundial e olímpico entre os juvenis, e atualmente atua na World Series of Boxing (WSB), uma das ligas profissionais da AIBA. Ele é apontado como uma das maiores promessas do boxe nos EUA, e um dos favoritos ao pódio essas Olimpíadas.

Com a vitória de hoje, Stevenson irá enfrentar, nas quartas de final, o mongol Tsendbaatar Erdenebat, que também hoje cedo lutou e derrotou o bielorrusso Dzmitry Asanau. O combate ocorrerá na próxima terça-feira, às 11h45, e vale medalha. O vencedor já garantirá, no mínimo, o bronze.

O próximo brasileiro a subir ao ringue será o baiano Robson Conceição, que em instantes irá enfrentar o cubano Lázaro Álvarez na semifinal da categoria até 60 kg. Se vencer, Robson ser classifica para a final, e brigará pelo ouro inédito para o boxe brasileiro na próxima terça-feira. Se perder, ele fica com o bronze.

A luta de Robenilson foi transmitida ao vivo pelo canal SporTV 1, com narração de Daniel Pereira e comentários de Daniel Fucs e Acelino “Popó” Freitas.

Confira, abaixo, a programação completa dos próximos compromissos dos pugilistas brasileiros nas Olimpíadas do Rio de Janeiro.

De Olho nos Brasileiros

Hoje, 14/08/2016
12h30: Robson Conceição vs Lázaro Álvarez (Cuba) – Semifinal – 60 kg
13h45: Michel Borges vs Júlio César La Cruz (Cuba) – Quartas de Final - 81 kg
17h: Andreia Bandeira vs Atheyna Bylon (Panamá) – Oitavas de Final - 75 kg feminino
19h: Joedison Teixeira vs Batuhan Gozgec (Turquia) – Oitavas de Final - 64 kg


Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília.

Comentários