Notícias

Publicado em 15 de Agosto de 2016 às 08h:00

Boletim Olímpico Round13 #8

AutorLuigi F.

Imagem: Round13

O domingo de Dia dos Pais, que representou uma espécie de “Dia D” para o boxe brasileiro, com os últimos cinco representantes tupiniquins subindo ao ringue do Pavilhão 6 do Riocentro, foi marcado pela primeira final olímpica de 2016, com a coroação do uzbeque Hasanboy Dusmatov. Além disso, tivemos a definição dos finalistas entre os leves, as quartas de final entre os meio-pesados, oitavas de final dos galos e meio-médio-ligeiros e a estreia do torneio feminino peso médio.

O Brasil terminou o dia de ontem com 2 vitórias e 3 derrotas. Apesar da eliminação de Robenilson de Jesus, Michel Borges e Joedison Teixeira, tivemos a classificação de Robson Conceição para a final da categoria até 60 kg, além da classificação de Andreia Bandeira para as quartas de final nos 75 kg feminino.  

Robson, que derrotou o cubano Lazaro Alvarez, terá pela frente o francês Sofiane Oumiha. O boxeador da França suplantou o mongol Otgondalai Dorjnyambuu para carimbar seu passaporte para a grande final, que acontecerá amanhã, às 19h15.

Já na final dos mosca-ligeiros, o uzbeque Hasanboy Dusmatov se sagrou o primeiro medalhista de ouro dos Jogos de 2016. Dusmatov, de 23 anos, superou o colombiano Yurberjen Martinez, que foi uma das surpresas das Olimpíadas até agora, mas acabou com a prata. Sem conseguir imprimir o mesmo ritmo forte das fases anteriores, Martinez acabou tornando-se uma presa fácil nos dois primeiros rounds. Assim como os juízes, pontuamos 29-28 a favor de Dusmatov. Nessa categoria, ainda tivemos o cubano Joahnys Argilagos e o estadunidense Nico Hernandez ficando com as medalhas de bronze.

Nos meio-pesados, tivemos a definição dos quatro semifinalistas, e que consequentemente, já asseguraram uma medalha no Rio-2016. O cubano Julio Cesar La Cruz irá enfrentar o francês Mathieu Bauderlique, enquanto o britânico Joshua Buatsi enfrentará o cazaque Adilbek Niyazymbetov. As semifinais ocorrerão amanhã.

Você pode conferir os resultados completos do dia de ontem no site oficial das Olimpíadas, clicando aqui.

Os Destaques de Hoje

Hoje não teremos nenhum brasileiro em ação. Entretanto, teremos a grande final dos pesados, as semifinais dos meio-médios, as quartas de final do peso médio masculino e peso leve feminino, além das oitavas de final dos moscas.

Confira abaixo os principais destaques dessa segunda-feira:

11h: Katie Taylor (Irlanda) vs Mira Potkonen (Finlândia) – 60 kg feminino. A pentacampeã mundial e atual campeã olímpica, Katie Taylor, faz sua estreia nos Jogos diante de Potkonen, que eliminou a brasileira Adriana Araujo nas oitavas. Quem vencer, já garante medalha.

12h30: Mohammed Rabii (Marrocos) vs Shakhram Giyasov (Uzbequistão) – 69 kg. O marroquino é o atual campeão mundial e busca chegar na final em sua primeira Olimpíada. Combate será válido pela semifinal dos meio-médios.

18h30: Souleymane Cissokho (França) vs Daniyar Yeleussinov (Cazaquistão) – 69 kg. Na outra semifinal dos meio-médios, o francês Cissokho tenta a maior vitória de sua carreira diante do cazaque, que é o favorito. Yeleussinov foi campeão mundial em 2013 e vice-campeão mundial em 2015, onde perdeu a final para Rabii.

19h15: Final 91 kg. Evgeny Tishchenko (Rússia) vs Vassiliy Levit (Cazaquistão). Atual campeão mundial, Tishchenko vem fazendo uma competição bastante segura até o momento, e chega como favorito. Levit, que eliminou o cubano Erislandy Savon nas semifinais, tenta conquistar o primeiro grande título de sua carreira.

Você pode conferir a agenda completa de hoje no site oficial do Rio-2016, clicando aqui.

De Olho nos Brasileiros

Amanhã, 16/08/2016
19h15: Robson Conceição vs Sofiane Oumiha (França) – Final – 60 kg.

Quarta-feira, 17/08/2016
15h: Andreia Bandeira vs Qian Li (China) – Quartas de Final – 75 kg feminino
 

Todos os horários informados são referenciados no Horário Oficial de Brasília

Comentários