Pré-Luta

Publicado em 05 de Maio de 2016 às 21h:25

Além de Patrick, outros cinco brasileiros lutarão no exterior nesse final de semana!

Foto do autor

Autor Luigi F.


Jackson Junior (*), Gilberto Matheus(**), Leandro Mendes (***), John Anderson Carvalho (****) e Jefferson Luiz (***). Imagens: Créditos no final do texto

Enquanto neste sábado o invicto Patrick Teixeira (26-0, 22 KOs) sobe ao ringue da T-Mobile Arena, em Las Vegas, nos EUA, para encarar o norte-americano Curtis Stevens (27-5, 20 KOs), na maior luta do boxe brasileiro nesta década, outros cinco boxeadores tupiniquins irão se apresentar no exterior, em cinco eventos diferentes.

Nesta sexta-feira, Jackson “Demolidor” Junior (20-5, 18 KOs) vai até Berlim, na Alemanha, para encarar o turco Avni Yildrim (9-0, 5 KOs). O combate será válido pelo cinturão internacional, versão prata, do CMB pela categoria dos meio-pesados. Esta será a primeira luta de Jackson na temporada de 2016. O brasileiro, que no ano passado acabou derrotado nas três oportunidades em que lutou fora do Brasil, vem de vitória sobre Joel da Silva, em dezembro passado. Já Yildrim, apelidado de “Mr. Robot”, é promovido pela Arena Box-Promotion, empresa de Ahmet Öner. A vitória mais expressiva do boxeador turco ocorreu em agosto do ano passado, quando suplantou o ex-campeão mundial Glen Jonhson, por decisão unânime. Uma vitória sobre Avni poderá fazer Jackson, que voltou a treinar há 1 mês e meio com Ivan de Oliveira, o “Pitu”, figurar no ranking mundial do CMB. O brasileiro está acompanhado, na Alemanha, de seu empresário R. Thamer e do pugilista Bruno Rissi Coelho, que viajou no lugar de Pitu, uma vez que o técnico brasileiro já tinha agendado outro compromisso para essa data. De acordo com o empresário de Jackson, Patrick Nascimento intermediou as negociações para o combate.

Enquanto isso, em Monte Carlo, distrito de Mônaco, o pesado paulista Gilberto Matheus Domingos (23-5, 21 ko's) enfrenta o russo Ruslan Fayfer (14-0, 9 KOs) buscando a primeira vitória no exterior na carreira. Com derrotas sofridas em suas quatro tentativas anteriores (em 2013 e 2015), Gilberto, 30 anos, também fará sua primeira luta em 2016. Já Fayfer fará sua quarta luta nesta temporada, tendo vencido os três combates realizados até agora pela via rápida. O embate também acontece amanhã. Vale lembrar que o brasileiro acabou substituindo Pedro Otas, que originalmente estava escalado para encarar o boxeador russo, entretanto, sofreu uma lesão e não teve tempo de se recuperar. Gilberto está sendo levado a Mônaco pelo boxeador e promotor Mike Miranda.

Outros dois duelos ocorrem nessa sexta. Em Garín, cidade metropolitana de Buenos Aires, na Argentina, o gaúcho Leandro Mendes Pinto (Boxrec: 19-8-2, 9 KOs) tenta conquistar o boldrié latino interino da OMB dos leves contra o hermano German Argentino Benitez (15-0, 8 KOs). De acordo com a mídia internacional, Leandro possui oito lutas realizadas no país vizinho, tendo vencido em três oportunidades. Sua última aparição na Argentina ocorreu em janeiro deste ano, quando o brasileiro foi nocauteado por Matias Rueda. Já Benitez vem de vitória sobre seu compatriota Horacio Cabral, no último mês de março.

Na Guiana Francesa, John Anderson Carvalho (Boxrec: 24-5-2, 14 KOs) encontrará o francês Michel Mothmora (28-24, 10 KOs). Sem lutar desde junho do ano passado, Carvalho acabou derrotado nas três vezes que se apresentou fora de solo brasileiro, incluindo um revés das mãos de Gennady “GGG” Golovkin em 2009. O confronto será válido pelo título de campeão mundial dos médios pela Federação Mundial de Boxe, entidade que não faz parte do hall das principais organizações que regem o esporte ao redor do planeta.

Por fim, no sábado, em Manchester, na Inglaterra, Jefferson Luiz de Sousa (Boxrec: 16-1-2, 10 KOs) faz sua estreia no exterior diante do lutador da casa, o inglês Marcus Morrison (10-0, 7 KOs). O brasileiro, que treina no Coliseu Boxe Center, está na Inglaterra na companhia do ex-pugilista Alex de Oliveira. O combate será uma das preliminares da disputa do título de campeão mundial dos leves pela AMB entre o campeão regular, o britânico Anthony Crolla (30-4-3, 12 KOs), e o campeão interino, o venezuelano Ismael Barroso (19-0-2, 18 KOs).

Até o momento, nenhum dos eventos possui transmissão confirmada para o Brasil.

Créditos Imagens:

* Jonathan Roberts Photography
** 
Dmitry Colin/BoxRec.com
*** Reprodução / Facebook
**** Bongarts / Getty Images

Comentários