Pré-Luta

Publicado em 16 de Junho de 2017 às 18h:47

BoxingForYou III: Nova edição do evento acontece neste sábado!

Foto do autor

Autor Daniel Leal


Terceira edição do evento será realizada em Sorocaba, neste sábado, e conta com oito lutas programadas. Combate principal traz estreia da medalhista olímpica Adriana Araújo no boxe profissional, enfrentando Elaine Albuquerque. Transmissão ficará a cargo APENAS do SporTV3.
(Imagem: Divulgação/Montagem R13)

É chegada a hora de mais um BoxingForYou. O Hotel Golden Park, em Sorocaba, recebe novamente o evento que já tem sido considerado o maior do Brasil na atualidade. O destaque é para a estreia profissional de Adriana Araújo e de Robenilson de Jesus. Dois amadores de carreira estrelar, terão a oportunidade de mostrar o que têm para oferecer na vertente remunerada da nobre arte.

Na peleja principal, Adriana encara Elaine Albuquerque (1-1, 0 ko's), na divisão das super-leves. Albuquerque é lutadora de Muay Thay e MMA e possui dois registros no pugilismo, sendo o de maior destaque sua derrota apenas nos pontos para Rose Volante, em Abril de 2016. A pernambucana terá que superar o favoritismo de Araújo, afinal, a baiana é a única mulher brasileira a ostentar uma medalha em Olimpíadas.

Em Londres-2012 ela conquistou o bronze. No Rio de Janeiro, em 2016, não teve tanta sorte e foi eliminada. Sem pretensões no hoje denominado “open boxe”, será sua chance de demonstrar que é uma realidade no profissionalismo. Ela terá seis assaltos de dois minutos, por um de intervalo, para isso.

Falando em jogos olímpicos, o peso-pena Robenilson, que participou de três, estará diante de Claudiney Souza (3-0, 2 ko's). Vindo da academia Champion, treinado por Luis Dórea, De Jesus encontrou no BoxingForYou a oportunidade que não teve lá fora. Ele tinha interesse em se profissionalizar pela Top Rank, segundo rumores, o que não aconteceu.

Só que, pela frente, terá seis conjuntos de três minutos por um, para suplantar um invicto e jovem catarinense, motivado por contemplar a sua maior chance na carreira até hoje e que esta descendo duas categorias (até então, atuava nos leves). Aos 25 anos, Souza, sem dúvidas, entra para estragar a festa do ex-veterano da seleção brasileira. Resta saber se conseguirá, ou não.

Programada como a primeira contenda da noite está o debut de outro lutador de Dórea, Wallace Arcanjo, em no máximo quatro giros, no limite dos meio-médios. Ele divide o tablado com Douglas Andrade (1-0-1, 0 ko's), cujas atuações se deram em duas edições do “Clube da Luta”, realizadas na Barra Funda, em São Paulo.

As estreias restantes da noite acontecem no quinto confronto da programação, entre os pesados Marcelo “The Rock” Cruz, conhecido como “Brasília”, e Alexsandro “Poatan” Pereira. Curiosamente, os dois já se enfrentaram no MMA, no JungleFight 85, com vitória por nocaute de Poatan, que tem vasta experiência no KickBoxing, tendo combatido no WGP e no GLORY, dois dos maiores eventos do gênero. É bom lembrar que Pereira foi campeão paulista e do Luvas de Ouro. Recentemente, esteve boxeando novamente no amadorismo, já se preparando para este sábado.

Cruz tem mais experiência no boxe amador, da onde é oriundo. Foi campeão brasileiro em mais de uma oportunidade, porém se profissionalizou apenas nas artes marciais mistas, aonde possui um recorde de 10-8. Se seus punhos estiverem afiados, pode ser sua oportunidade de vingar a dura derrota que sofreu em Janeiro de 2016.

Os demais desafios incluem lutadores que já estiveram no tablado do Golden Park anteriormente. Com maior destaque, o sorocabano Marcos Lolata (2-0, 2 ko's) tenta seu terceiro nocaute consecutivo diante do peso-médio Elder Amorim (1-0, 0 ko's), que substitui o duríssimo Luiz Santos (4-1, 2 ko's), lesionado. Serão seis intervalos de batalha.

Acompanhamos todas as lutas profissionais destes dois atletas, até o momento, e pode-se dizer que Lolata tem o favoritismo nas mãos. Ele é maior fisicamente e tem mais poder de punch. Amorim, no entanto, vem de uma vitória surpreendente sobre Ismael Bonfim, em Santos, no mês de Janeiro, aonde seu treinador, Aloísio Silva, foi fundamental, orientando-o para virar o resultado. Se isso acontecer novamente, a torcida local pode sair decepcionada com o único atleta da cidade performando nesta noitada.

O ponte-pretano de 39 anos, Ademir Machado (3-0, 1 ko's), que em Abril retornou de hiato de três anos para vencer Bruno Cesar (1-1, 0 ko's), 14 anos mais jovem, terá pela frente o soteropolitano Jeferson Santos, o “Jejeu”, (2-0, 2 ko's), nos médios-ligeiros. Enquanto o boxeador do interior paulista prima pela técnica e em encontrar espaços no jogo do adversário, Jejeu é conhecido pela explosão e potência nos golpes. Um duelo interessante entre Experiência e Técnica versus Velocidade e Força.

Quem demonstrou tudo isso junto, também no B4U 2, há dois meses, foi Edelson Silva (13-0, 11 ko's), que passeou pelo ótimo Juliano Ramos, mesmo depois de sete anos parado. Dessa vez terá Licélio Lucio (5-6, 5 ko's) como adversário, e, a correr tudo nos conformes, é amplo favorito. Lucio vem de duas derrotas por nocaute, sendo a última delas também em Sorocaba, no mês de Julho do ano passado, saída das mãos de Vitor Jones Freitas, logo nos primeiros minutos. Apesar de estar contratado para seis rodadas, dentro de um limite combinado de 62 kg, nossa avaliação é que neste embate dificilmente ouviremos o soar final do gongo.

Na preliminar principal, o carismático Daniel “Eddie Murphy” Araújo (1-2, 1 ko's) tenta retomar o caminho das vitórias desde que protagonizou um clássico do boxe nacional junto com Paulinho Soares, na primeira edição do evento, mas acabou perdendo nos pontos. Será missão do invicto Pablo Guardaplupi (2-0, 1 ko's) impedir isso. Contra Guardalupi, de Santa Catarina, conta o fato de estar parado há dois anos. Ainda assim, lutando nos pesos-pena, não vai querer deixar sua invencibilidade em São Paulo. Serão quatro rounds, no máximo, para que cada um tente alcançar seus objetivos.

Os portões se abrem, às 19 horas para receber o público no Hotel Golden Park. As 19:55hrs, o SporTV3 incia a transmissão do evento, ao vivo. A BandSports, que até alguns dias atrás confirmava também a exibição da programação completa, desistiu de seus planos, lamentavelmente, mesmo tendo tido excelentes índices de audiência com as edições anteriores. Segundo relatos, o canal recuou em dividir os direitos com a emissora do grupo Globosat.

Para quem quiser assistir “in loco” aos combates, os ingressos estão sendo vendidos online através deste link, nas Lojas M.Dan, Academia Arenna Boxe e também estarão disponíveis no local. O Hotel Golden Park fica na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, km 2,6, s/n, bairro Iporanga, em Sorocaba.

Comentários