Pré-Luta

Publicado em 02 de Dezembro de 2016 às 11h:43

Esquiva encara mais um substituto de última hora, nesta sexta-feira

Foto do autor

Autor Daniel Leal

Gerardo Ibarra novamente cancelou seu combate contra o brasileiro em cima da hora. Com isso, costa-riquenho Luis Hernandez assume a vaga e tenta tirar a invencibilidade do medalhista de prata em Londres-2012. SporTV transmite o evento, ao vivo. (Imagem: Getty Images)

Não foi dessa vez que nosso Esquiva Falcão (15-0, 12 ko's) combaterá Gerardo Ibarra (14-3, 8 ko's). Talvez traumatizado devido a derrota contra o mais velho dos irmãos Falcão, Yamaguchi, em Abril de 2015, o americano não só nunca mais de apresentou, como duas vezes cancelou seu confronto diante de Esquiva, sendo a derradeira oportunidade nesta semana.

Com isso, Luis Hernandez (15-2, 8 ko's) assumiu o posto para a contenda de hoje a noite. Médio-ligeiro por natureza, Hernandez lutará mais pesado do que de costume, normal em uma substituição de última hora. A seu favor está o fato de nunca ter sido nocauteado. Contra, está seu retrospecto lutando fora da América central: Foram duas lutas nos EUA, contra dois atletas invictos, e duas derrotas nos pontos.

Além disso vale citar que praticamente todas as vitórias de Luis se deram contra pugilistas de cartel negativo, ou seja, que possuíam mais derrotas do que vitórias em seu currículo, à exceção de dois estreantes. Cabe a Falcão fazer o esperado e vencer bem, mesmo tendo diante de si um boxeador, notadamente, aguerrido. Ele terá oito rounds para isso.

Infelizmente, de forma recorrente, Esquiva tem enfrentado essas situações aonde seu adversário é modificado dias antes de subir no ringue. O risco é acabar sendo surpreendido por um oponente mais complicado do que o esperado, ou de estilo mais complexo do que a referência tomada durante os treinamentos, como ocorreu em Outubro, diante de Josue Obando, no primeiro cancelamento de Ibarra devido à lesão. Estes fatos também tornam mais complexo subir aos poucos o nível dos desafios do brasileiro.

De qualquer forma, poderemos conferir a atuação de nosso medalhista de prata nas olimpíadas de Londres-2012, ao vivo, direto da Save Mart Arena, em Fresno, Califórnia. O SporTV transmite a programação a partir das 02:00 da manhã desta sexta-feira, e deve levar ao ar também as disputas entre Danny Valdivia (12-0, 9 ko's) e Aaron Garcia (15-6-1, 10 ko's), pelos super-meio-médios e a defesa do título Continental das Américas pelo CMB, pertencente ao prospecto Jose Carlos Ramiez (18-0, 13 ko's), diante de Issouf Kinda (18-3, 7 ko's), em no máximo 10 assaltos pelos super-leves.

Comentários