Pré-Luta

Publicado em 27 de Janeiro de 2017 às 10h:42

Frampton e Santa Cruz fazem a revanche do ano, neste sábado!

Foto do autor

Autor Daniel Leal


Las Vegas será o novo palco da disputa entre britânico e mexicano pelo cinturão da AMB dos pesos-pena. A primeira vez ocorreu no dia 30 de Julho de 2016, em Nova Iorque, com vitória de Frampton. Mikey Garcia volta a disputar um título mundial nas preliminares do evento.
(Imagem: SkySports)

Carl Frampton (23-0, 14 ko's) e Leo Santa Cruz (32-1-1, 18 ko's) se encontraram ha seis meses atrás no Barclays Center, em Nova Iorque, para protagonizarem a luta do ano em 2016, com Frampton levando a melhor, de forma majoritária. Neste sábado, porém, o MGM Grand, em Las Vegas, será o palco da revanche, justificada pelo equilíbrio que gerou a decisão nos pontos. A contenda foi tão parelha que, assim como um dos jurados, na ocasião, o Round13 enxergou um empate em 114-114.

O confronto mudou de mãos o tempo todo. Enquanto Santa Cruz, que deixou por lá seu cinturão dos penas pela AMB e sua invencibilidade, lançou mais de mil golpes, o novo campeão foi mais preciso, proporcionalmente falando. Ambos deram um show de técnica e, por mais que não houvesse nenhuma cláusula em contrato a respeito da obrigatoriedade de um novo combate, ainda no ringue ambos os atletas concordaram, como cavalheiros, que deveriam enfrentar-se novamente.

Para Leo, a torcida local, que deverá estar carregada de mexicanos como ele, pode ser um incentivo para retomar o boldrié perdido e vingar-se de seu único revés até hoje. O ´pugilista da Irlanda do Norte, por outro lado, tenta confirmar a primeira defesa da terceira cinta mundialista conquistada na segunda categoria distinta. Vale lembrar que ambos são tricampeões do mundo, o que coloca ainda mais tempero neste enfrentamento.

Outras duas disputas por cetros mundiais abrilhantarão ainda mais o evento. Lee Selby (23-1, 8 ko's) coloca em jogo pela terceira vez seu cinto dos penas pela FIB, agora diante do argentino Jonathan Victor Barros (41-4-1, 22 ko's), ex-monarca da categoria pela Associação Mundial de Boxe. Se o galês Selby obtiver êxito, pode conseguir subir ao quadrilátero contra Frampton (se este também vencer), em uma batalha entre filhos do Reino Unido.

Na principal preliminar da noite, o montenegrino Dejan Zlaticanin (22-0, 15 ko's) fará sua primeira defesa do mundial dos leves pelo CMB diante de ninguém menos do que Mikey Garcia (35-0, 29 ko's). O estadunidense, que conquistou dois reinados em duas divisões de pesos distintas até hoje, tenta repetir o feito pela terceira vez, em sua segunda apresentação desde que retornou de um hiato de dois anos e meio causado por razões contratuais. Garcia é um dos melhores de sua geração, não atoa é considerado favorito para sobressair-se diante do também invicto Zlaticanin.

Infelizmente – e absurdamente – nenhuma emissora nacional prontificou-se a transmitir a programação. É absurdo que, um final de semana depois do BoxingForYou, realizado no interior de São Paulo, ter alcançado mais de 500 mil expectadores no BandSports, ninguém tenha se interessado em garantir que as imagens destes confrontos.

Comentários